VERSÃO IMPRESSA

Qualidade de vida na terceira idade é tema de projeto

Ativa Idade quer estimular pessoas com mais de 60 anos a praticar exercícios. Mas não só. Com palestras, webséries, canal digital, eles poderão refletir sobre a importância da atividade física para viverem com saúde

01:30 | 27/01/2017

[FOTO1]

Angélica Feitosa

angelica@opovo.com.br


Envelhecer pode significar bem mais do que aposentadoria. Pode ser sinônimo de busca pelos prazeres da vida, pela boa alimentação, por atividades físicas e (por que não?) por sexo. Com o intuito de levar pessoas com mais de 60 anos a refletirem sobre o assunto e, como consequência, mudar de atitudes, a Unimed Fortaleza, em parceria com O POVO, lança hoje o projeto Ativa Idade, que prevê quatro encontros para tratar da qualidade de vida da pessoa idosa. Para participar, é necessário ser cliente Unimed Fortaleza.


As inscrições são gratuitas e as reuniões acontecem todas as sextas-feiras, a partir de hoje até o próximo dia 17 de fevereiro com temáticas variadas: exercícios físicos adequados, luto e a síndrome do ninho vazio, alimentação balanceada, uso prático da tecnologia no cotidiano são algumas das temáticas. Por fim, haverá uma festa de Carnaval. “O projeto quer unir o espaço da Medicina Preventiva, da Unimed, que atende diversos públicos, desde grávidas a pessoas obesas, com o cotidiano da pessoa com mais de 60 anos”, diz Raquel Lima, supervisora de Marketing da Unimed.


O projeto inclui webséries (documentário em curta metragem para a internet), com a produção da O Positivo Filmes e curadoria do Núcleo Audiovisual do O POVO. Os temas já foram definidos: Colheita, primeiro vídeo que conta a história de uma empreendedora com mais de 60 anos; Só na atividade, com atletas idosos; e Dois, que fala do amor entre pessoas com mais de 60 anos em várias nuances, desde longos relacionamentos até viúvos em busca de um novo amor.


Uma nova coluna, em quatro edições, será publicada em fevereiro no caderno Ciência&Saúde do O POVO. Os temas da Ativa Idade, mesmo nome do projeto, devem ser escolhidos a partir de um blog que estreará no O POVO Online no segundo mês do ano. O espaço deve discutir os desafios e as alegrias de quem ultrapassa a faixa etária.


Encontros

É a primeira vez que o evento ocorre em Fortaleza. O foco dos encontros é o envelhecimento com saúde. Para a geriatra Inês Cláudia Rodrigues, que faz parte da equipe de coordenação do Ativa Idade, são fundamentais momentos de socialização para que a pessoa chegue com saúde à velhice. “Os encontros são para que as pessoas tenham a possibilidade de tomar conhecimento do bom envelhecimento e entender o que há de disponível para viver melhor e com dignidade”, aponta a médica.

 

Jimmy Lucas, coordenador de projetos do O POVO, diz que a ideia é falar para pessoas com mais de 60 anos sem a ideia da fragilidade de encerramento de um ciclo. “Elas estão em outro momento da vida, que não é melhor nem pior, mas só diferente”, diz.

 

Serviço

 

Ativa idade

Programa da Unimed Fortaleza em parceria com O POVO. É necessário ser cliente Unimed Fortaleza

Quando: todas as sextas-feiras, de hoje a 17 de fevereiro, das 17h às

19 horas.

Onde: Viver Bem – Medicina Preventiva, na avenida Santos Dumont, 1463, Aldeota (esquina com Praça Luiza Távora)

Outras informações: 3208 2900

 

PROGRAMAÇÃO

Hoje - O Idoso na Ativa Idade

Cuidados da saúde; atividade física ideal; alimentação adequada; idoso bem cuidado

Facilitadores: geriatra Inês Cláudia Rodrigues Costa; educador físico Eduardo Parente; nutricionista Camila Dantas

 

3/2 - Facilidades/Uso Prático da Tecnologia no seu Dia a Dia

Uso prático das ferramentas de informática; criando um blog de memórias/poesias/ etc; redes sociais e aplicativo de mensagens instantâneas (WhatsApp) para aproximação na vida social

10/2 - Perdas & Encontros

A síndrome do “ninho vazio”; a superação do luto; o lazer e atividades como um novo despertar

Facilitadores: psicóloga Jamille Carvalho; assistente social Danúbia Rocha; nutricionista Camila Dantas

 

17/2 - Carnaval na Praça

Bloco Ativa Idade

ANGÉLICA FEITOSA

TAGS