VERSÃO IMPRESSA

Parques recebem atividades culturais e esportivas nos fins de semana

Exposição leva empreendimentos sustentáveis ao local. Em outros espaços verdes da Capital e Região Metropolitana, projeto do Governo do Estado oferece dança, música, pinturas e brincadeiras infantis

01:30 | 23/01/2017
Quem foi ao Parque do Cocó nas tardes deste fim de semana encontrou exposição de músicas, roupas, acessórios, gastronomia e jardinagem. Além das atividades esportivas, oferecidas semanalmente durante as manhãs, cerca de 30 empreendedores cearenses aproveitaram o espaço para expor produções manuais e atrair o público que busca lazer.

 

De acordo com Solange Arrais, a intenção do Cocó de Todas as Artes foi estender as atividades no local ao longo do dia. “Eu vinha trabalhando com exposições de trabalhos autorais feitos por pessoas que querem ter onde expandir os negócios. O Parque é um lugar perfeito, perto do verde e tem um público bacana”, comentou a idealizadora.


Segundo ela, a ideia é expandir e fazer novas edições do projeto, ainda sem data. As exposições passam por análise conceitual para atender critérios de sustentabilidade. Nas próximas edições, devem ser ofertadas oficinas de moda, gastronomia e sustentabilidade. “A gente começa a atrair público também para tardes e noites. Além de engrandecer as marcas locais”, comentou a artista plástica Carina Santos.


O palhaço José Anselmo trabalha próximo ao parque durante a manhã e, sabendo do evento, aproveitou para acompanhar a primeira edição. “Aqui tem mais gente pela manhã. É bom trazer pessoas à tarde. E, expor aqui, ainda é um incentivo a quem trabalha com arte”, disse.


Parques estaduais

Desde novembro do ano passado, a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema) desenvolve o projeto Viva o Parque durante as manhãs de sábado e domingo. A intenção do Governo do Estado é levar a população da Capital e Região Metropolitana (RMF) aos parques.

 

São oferecidas gratuitamente oficinas educativas, aulas de dança, música, pintura e brincadeiras infantis. Além do Parque do Cocó, as ações ocorrem simultaneamente no Parque Botânico, em Caucaia. O espaço tem ainda orquidário, trilha, horto com plantas medicinais e é utilizado para aulas de educação ambiental.


Já no Sítio Curió, as principais atrações são as três trilhas, que percorrem os 57 hectares da área ambiental, um dos poucos espaços de Fortaleza que possuem grande quantidade de plantas nativas da Cidade, como timbaúba, macaúba, cajueiro e jenipapeiro. Os visitantes ainda aproveitam a área para fazer piqueniques e brincadeiras ao ar livre.

 

Serviço

 

Parque do Cocó

Onde: Engenheiro Santana Júnior esquina com Padre Antônio Tomás

Mais informações: 3234 3574

 

Parque Botânico

Onde: às margens da CE-090, na confluência com a rodovia Sol Poente (CE-085), em Caucaia

Para agendar visitas: 3368 9452

 

Sítio Curió

Onde: avenida Curió, 1000, em frente à empresa Naturágua

Para agendar visitas: 3101 1233

 

ADRIANO NOGUEIRA

TAGS