Dor lombar e movimento
PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

Dor lombar e movimento

2018-09-03 01:30:00
NULL
NULL
Recentemente (17 e 18 de agosto) aconteceu em Fortaleza o Encontro Internacional Coluna, Quadril e Joelho 2018, evento voltado para profissionais de saúde envolvidos com a prevenção e recuperação de doenças, lesões, dores ou disfunções no sistema musculoesquelético. Além da oportunidade de participar como debatedor no painel "Tenho dor na coluna, qual atividade física devo realizar?", pude acompanhar apresentações sobre as mais recentes e qualificadas evidências sobre prevenção e tratamento da dor lombar.

 

Um dos trabalhos mais citados no evento, com o título de "Prevention and treatment of low back pain: evidence, challenges, and promising directions",foi publicado recentemente pela revista The Lancet (periódico com quarto maior fator de impacto do mundo) e concluiu que as estratégias não farmacológicas com maior nível de evidência para tratamento da dor lombar são: exercícios físicos, a continuidade das atividades físicas diárias e a educação do paciente de acordo com o modelo biopsicossocial, ou seja, além de questionar e sugerir o uso mais prudente de intervenções como medicação, exames de imagem e cirurgia, o texto apresenta que as abordagens mais resolutivas estão relacionadas ao movimento.

 

Infelizmente ainda não há como definir qual o programa de exercícios mais indicado para a prevenção e tratamento da lombalgia. A diversidade dos métodos de treinamento utilizados, a competência do profissional responsável e a natureza multifatorial dos problemas que acometem a coluna vertebral inviabilizam a adoção de um protocolo único. Apesar da crença que atividades mais leves e sem manejo de cargas são mais indicadas, há centenas de estudos bem conduzidos demonstrando que diversos exercícios e com intensidade crescente impactam positivamente no alívio dos sintomas, melhora da função e qualidade de vida. Parece que o principal determinante dos resultados é como os exercícios são prescritos e supervisionados.

[FOTO1] 

Nesse contexto, para mim não faz sentido prescrever exercícios para um indivíduo com dor lombar pensando apenas na coluna vertebral. O corpo humano tem como uma de suas principais características a integração de suas peças e sistemas, de tal modo que não consigo imaginar um programa de exercícios mais adequado para o treinamento de alguém com dor nas costas que não contemple estímulos para TODOS os componentes da aptidão física relacionada à saúde, incluindo uma atividade predominantemente aeróbia, alongamentos, exercícios de mobilidade e, principalmente, exercícios de força e estabilidade que respeitem o estado atual de saúde, nível de aptidão física e até o medo e a insegurança desse sujeito em relação a treinar com pesos.

 

Isso quer dizer que em um primeiro momento, o indivíduo pode experimentar exercícios de baixa complexidade motora e com o uso de acessórios facilitadores para que se sinta mais seguro e confiante no programa. Em seguida, novos exercícios que exijam mais dos músculos estabilizadores começam a ser incorporados até que finalmente o programa possa ser executado de forma a oferecer não somente proteção para coluna vertebral, mas também atender outros objetivos relacionados à saúde, performance ou estética.

 

Bons treinos!

Rossman Cavalcante

TAGS