PUBLICIDADE
Notícias

O céu de outono

01:30 | 19/02/2018
NULL
NULL

Caros amigos, estamos há um mês da próxima mudança de estação do ano, sairemos do Verão e entraremos no Outono. O fenômeno das estações é decisivo para o clima e a vida na Terra.


No dia 20 de março o Sol nasce projetando sua luz sobre o Equador, é Equinócio de Outono para o Hemisfério Sul e de primavera para o Hemisfério Norte. Nos dias seguintes o Sol se desloca lentamente para o Hemisfério Norte, atingindo o Trópico de Câncer no dia 22 de junho, é Solstício de Verão para o Hemisfério Norte e de Inverno para o Sul. O Trópico de Câncer é uma linha imaginária que passa por mais de 15 países de 3 continentes, corta o México pela cidade de Mazatlán. Já o Trópico de Capricórnio é uma linha imaginária que passa pelos oceanos Índico, Pacífico e Atlântico, atravessando mais de 10 países de três continentes. Corta o Brasil passando próximo da cidade de Itaí no interior de São Paulo.


O céu do Outono nos traz importantes constelações que hospedam belíssimos objetos astronômicos para observação com pequenos telescópios. Olhando para o Leste (nascente), por volta das 20h, o observador encontrará duas importantes constelações celestes – Virgem e Leão. Mais à direita ao Sul, encontram-se as constelações do Centauro e Cruzeiro do Sul. Para o lado esquerdo, no céu do Norte, nos deparamos com a famosa Ursa Maior.

[FOTO1]

Dentre as constelações zodiacais: Carneiro, Touro, Gêmeos, Caranguejo, Leão, Virgem, Balança, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes. A constelação da Virgem (Virgo) é a única que se refere a uma imagem feminina, que é representada por uma jovem segurando uma espiga de trigo.


Existem várias representações para essa constelação. Para os egípcios, Virgo representava Ísis, esposa de Osíris. Já os gregos a consideravam como Démeter, a deusa da Terra e da Agricultura.

 Muitos nomes foram atribuídos à jovem: Erígonia, Cíbele, Urânia, Ísis, Istar-Astoreth e vários outros.


É na constelação da Virgem que se encontra um grupo local com mais de 1000 galáxias, dentre elas, se destaca a bela Galáxia do Sombrero - uma galáxia espiral de perfil. É alongada e tem núcleo bem definido. É visível uma trilha de poeira que corta o núcleo e se estende até as bordas mais fracas da galáxia em seu formato lenticular. A trilha é composta de Hidrogênio molecular e poeira e circunda a galáxia como um anel. Uma das mais excepcionais galáxias de perfil com trilha de poeira visível em telescópios medianos, a partir de 150 mm de diâmetro, mas claro, em céu limpo e sem poluição. Sua distância até nós é de aproximadamente 30 milhões de anos luz.


O céu do Outono traz vários objetos astronômicos interessantes para observação no céu noturno. Para os amantes da Astronomia, existem duas excelentes oportunidades para observar as crateras da Lua e os planetas: uma é o programa Noites das Estrelas, que ocorre mensalmente no pátio do Planetário Rubens de Azevedo do Centro Dragão do Mar, sempre nas noites de quarto crescente lunar às 19h, onde são disponibilizados, gratuitamente, telescópios de boa performance. A outra oportunidade é visitar o programa O Céu da Seara, também gratuito, que ocorre mensalmente na Seara da Ciência (UFC).


Bons céus para os amigos leitores.

TAGS