PUBLICIDADE
Notícias

O que move a equipe econômica

00:00 | 10/09/2017
NULL
NULL
[FOTO1]

Perguntado pela Coluna sobre o que move a equipe econômica, vista como uma ilha de excelência dentro de um Governo controverso, o secretário de Acompanhamento Econômico, o cearense Mansueto Almeida, respondeu que o grupo é muito próximo. Dos oito secretários, sete já se conheciam antes de serem convidados. “É uma equipe próxima, com total sintonia com o Banco Central, com vários diretores e com o Planejamento”. Ele elogiou o chefe. “O ministro Meirelles participou do Governo Lula por oito anos como presidente do BC. É um homem que já passou por várias posições no setor privado também. Ele sabe tomar decisão”.


Ainda Mansueto: “Não sabíamos quem estava sendo convidado e, para a nossa surpresa, no dia que chegamos no Ministério da Fazenda tivemos a grata surpresa de encontrar os demais”. Prossegue: “Somos muito unidos e o ministro Meirelles sabe fazer boa divisão do trabalho e coordenar bem a equipe”. De vez em quando todos almoçam com o ministro e, a depender do assunto, cada um acompanha o ministro a depender do tema da reunião que ele vai participar.


Segundo Mansueto, depois de mais de um ano trabalhando juntos, todos interagem muito bem e mesmo nos finais de semanas trocam muito Whatsapp sobre diversos temas e matérias que leem nos jornais. “Em resumo, Meirelles montou um time que funciona muito bem porque há um profundo respeito mútuo entre nós e uma relação de amizade que nos faz trabalhar com muito gosto para avançar na agenda de reformas que todos nós acreditamos e, principalmente, que o ministro Meirelles concorda e por isso convidou todos nós”.


No final das contas, não foram poucos os feitos da equipe. Tecnicamente, a recessão acabou. Na estante, alguns troféus. A aprovação do Teto dos Gastos é um deles. Decerto, o que diferencia o Governo Temer do finado Governo Dilma é o perfil da equipe econômica. Como afirmou o economista Eduardo Gianetti da Fonseca: “Esta equipe protege o País de medidas populistas”.


ENSINO À DISTÂNCIA


Unicesuma chega

A Unicesuma, um dos 10 maiores grupos educacionais privados do Brasil, está investindo declarados R$ 100 milhões na pesquisa, desenvolvimento e implementação do modelo híbrido de ensino de Engenharias e Arquitetura. No ranking dos 149 centros universitários públicos e privados Pais, está na 7ª posição. Agora está chegando a Fortaleza, com o espaço físico para as aulas presenciais.

 

VAREJO


Razões para ir à loja física

Em alguns minutos é possível comprar um eletrodoméstico pela Internet. Na rua, em casa ou na fazenda. Sempre que o cliente se depara com esta facilidade, vem à cabeça o porquê de ir a uma loja física Na cabeça dos lojistas idem. Deveria ser também de quem trabalha no ramo. Os sindicatos de comerciários não costumam ligar para isso. Deveriam.

 

JOGO RÁPIDO

 

DINHEIRO. O Banco do Nordeste, operador único do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), discute nesta segunda-feira, 11, a programação de aplicação do recurso para 2018 no Ceará. Ao todo, R$ 2,28 bilhões.


SANSONITE


Malas que vêm

A Samsonite está fechando novas parcerias. Na esteira, Sam’s Club, Zattini, Etna e WaltMart.com, além de redes regionais como Armazém Paraíba. A estratégia é chegar a praças onde vê alto potencial de vendas, mas onde ainda não tem loja própria – como o Nordeste. A região deve responder por 20% do nosso volume de vendas até o fim do ano. Hoje há 27 lojas próprias e até o fim do mês mais duas. Uma das hipóteses é abrir uma franquia em Fortaleza.

 

COPA 2018


Fortaleza vai ensinar Fan Fest

A Fifa convidou Fortaleza para apresentar o Fifa Fan Fest (áreas fechadas para eventos públicos realizados nas cidades-sede em dias de jogos) aos russos. A secretária Patrícia Macedo, de Relações Internacionais da Prefeitura, viaja para Ecaterimburgo neste domingo. Ela era secretária extraordinária da Copa em 2014.

 

PORTUGAL


Um case a 7 horas de voo

O estudo Expat Insider, com o ranking dos melhores países para estrangeiros, mostrou Portugal subindo 13 posições ante o ano passado. Ficou na quinta posição. Em relação à qualidade de vida, foi o campeão. Ao todo, levanta respostas sobre 43 aspectos, tais como: transportes, saúde e bem-estar, segurança, lazer e felicidade pessoal. Portugal está entre os 15 primeiros em todas.

 

HORIZONTAIS

 

* COMERCIANTES. A Federação das CDLs do Ceará (FCDL) e as CDLs do Litoral Leste promovem de 15 a 17, no Parque das Fontes, a 28ª Convenção Estadual do Comércio Lojista * CONTROLADORIA. No dia 14, às 19 horas, na Unifor, o VP de M. Dias Branco, Geraldo Luciano, faz palestra sobre “A controladoria e sua importância na tomada de decisão nas empresas”. Será uma das atrações da Semana do Contador. No dia 21, Francisco Coutinho Chaves fala sobre a profissão contábil * ÉTICA. Roberto Macêdo (J. Macêdo) palestra sobre “Empresa ética e representação classista”. Dia 28, 18h30min, na sede da CDL Fortaleza.

 

TAGS