PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

BNB é alvo de esvaziamento

2017-09-25 01:30:00
NULL
NULL

Um estudo elaborado pela Fundação Getúlio Vargas indica que das 151 estatais controladas pelo governo federal pelo menos a metade poderia ser privatizada, cinco incorporadas e três terem suas funções reduzidas.

O Banco do Nordeste do Brasil e o Banco da Amazônia surgem como passíveis de serem incorporados ao Banco do Brasil. Diante desse quadro, a Associação dos Funcionários do BNB já se articula politicamente. Na última semana, a direção da entidade reforçou presença no Fórum Parlamentar em Defesa das Estatais, em Brasília.

Rita Josina, presidente da AFBNB, diz que a ordem é trabalhar contra esse tipo de medida, que se junta a uma outra: retirada de parte da verba do FNE para o Fies, via MP 785, o que seria mais uma ação de esvaziamento do banco. “Além da FGV, a Federação das Indústrias do Rio (Fierj) tem estudo também apontando para incorporações.

Precisamos ficar atentos. Há uma tentativa de esvaziamento e não vamos aceitar”, diz Josina. Aliás, além desse tipo de estudo em torno do BNB, há o caso da Chesf, hoje sob a mira de uma privatização.


AMOR AOS PETS


A ex-vereadora Toinha Rocha vai assumir a Coordenadoria de Proteção Animal de Fortaleza. Ativista da área, ela aceitou convite do prefeito Roberto Cláudio (PDT). A nomeação está saindo do forno.

[FOTO1]

HAJA RAPOSAS


Virou moda o roubo de grades de proteção do Parque do Cocó. Há trechos que, até a semana passada, eram só buraco. Só repor o que foi levado é prática que vai de encontro ao bolso do contribuinte. Que a Sema resolva.


BANDEIRA PARA TODOS


Um requerimento de urgência será votado amanhã, na Câmara dos Deputados, para pautar projeto de interesse dos taxistas. A matéria regulamenta aplicativos como o Uber. Ou seja, bota essa turma para pagar impostos.


NOVO MORONI?


O secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, André Costa, estaria cotado para um mandato. Mas, para consolidar isso, precisa adotar duas medidas: filiar-se a um partido e melhorar quadro da violência..


XÔ, DESMONTE!


O Sindifisco/CE promove dia 28, a partir das 14 horas, na Assembleia Legislativa, seminário sobre Reformas e Desmonte do Estado de Proteção Social. O professor Eduardo Fagnani (Unicamp) é um dos conferencistas.


DISPUTA


A eleição para o cargo de defensor-público geral do Estado será no próximo dia 6. Mariana Lobo tentará reeleição ao cargo, mas terá pela frente a oposição de Alfredo Homsi.


DISPUTA 2


Presidente do Ceará Sporting e do DEM Fortaleza, Robinson de Castro quer ser presidente do Conselho Regional de Contabilidade, que muda de comando em novembro. Disputa contra o opositor Francisco Coutinho.


SEM REPRESSÕES


Do presidenciável Ciro Gomes (PDT), ao ser indagado sobre a questão das drogas no País: “O usuário não deve ser reprimido.” E sobre aborto? Complementa: “A mulher é quem decide!”


HORIZONTAIS


. O nome do ex-prefeito de Sobral, Veveu Arruda (PT), é cotado para uma vaga de deputado estadual em 2018. Já Izolda Cela, vice-governadora, listada para uma suplência de senador.


. O tempo passa, o tempo voa e a Lagoa de Parangaba continua sem sua urbanização. Organizar a tal Feira dos Pássaros, nem pensar.


Só lembrando: “Você já sentiu no bolso o tal fim da recessão apregoado pelo governo?


SOBE


BIBLIO-TECAS DO SESC, que, com 11 unidades fixas e duas móveis, disseminam cultura com acervo dos mais variados. E muito da literatura cearense.

 

DESCE


NÚMERO DE HOMICÍDIOS no Ceará que, só neste ano, próximo de bater nas quatro mil vítimas. Aliás, até agosto, esse índice (3.416) superou todo o ano de 2016.

Adriano Nogueira

TAGS