PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Chikungunya virou epidemia

2017-05-03 01:30:00
NULL
NULL
A Câmara Técnica de Infectologia do Conselho Regional de Medicina está preparando uma mobilização com objetivo de cooperar na redução do número de casos da chikungunya no Estado. O quadro é de epidemia desde janeiro, informa a infectologista Roberta Santos Luiz, coordenadora dessa câmara técnica, adiantando que a situação é grave “e a população não foi devidamente esclarecida dos riscos de complicações”. A ordem é capacitar, ainda neste mês, médicos das redes primária e secundária do SUS e tentar, com empresas, que façam projetos de educação sobre descarte adequado do lixo. O causador maior da epidemia é o acúmulo de água inadequadamente tanto na forma limpa como suja (lixo). Essa ação precisa ter o apoio de todos, porque, para ela, as campanhas oficiais contra o mosquito Aedes aegypti estão tímidas. “Quando a chikungunya não mata, ela pode deixar graves sequelas que duram até seis anos”, alerta a infectologista. No Estado, de acordo com dados oficiais, são 6.217 casos da doença. Só Fortaleza registra 3.690 casos confirmados.

 

CENÁRIO DE GUERRA

O setor de emergência do Hospital Universitário Walter Cantídio está superlotado de gente com suspeita de chikungunya. Quem dá uma circulada pelo local, vê gente sentada até no chão aguardando atendimento.
[FOTO1]

XANDY NO COMANDO

Xandy Avião (foto) lançará seu primeiro CD solo no próximo dia 15. Ele adianta que, em julho, gravará DVD durante show em Brasília. Feliz com novo momento de sua carreira, ele avisa já estar com 39 shows agendados.

 

REALMENTE

Do deputado federal José Guimarães (PT), ao explicar o porquê de Lula permanecer liderando pesquisas 2018: “O Governo Lula foi o que mais fez. Todo mundo ganhou: o pequeno, o médio e o grande”.

 

REAÇÃO MODESTA

Pegou mal comentário do secretário André Costa (SSPDS) acerca do caso em que um capitão deu um tapa numa mulher em plena Beira Mar. Apressado em criminalizar suspeitos em ações contra PMs, mesmo com vídeo registrando a agressão, disse que preferia aguardar a apuração para se manifestar.

 

SINAL DE ALERTA

A terceirização que o Detran fez no serviço de monitoramento de sua área de exames será debatida hoje, às 14 horas, em audiência pública na Assembleia Legislativa. O deputado Capitão Wagner puxa o encontro.


FONE DO CIDADÃO

Foi preciso o Ministério Público Estadual determinar: Etufor terá que estampar, nos ônibus, o fone 156, que recebe sugestões e reclamações sobre o serviço do transporte coletivo.

 

VIRTUDE EM PRÁTICA

Com o objetivo de arrecadar fundos para projetos sociais da Fundação Terra, será realizada amanhã, às 20 horas, no Teatro RioMar, a primeira palestra da série Virtudes Cardeais: Fortaleza, com padre Airton Freire. No Ceará, a fundação mantém projetos em Maracanaú.


HORIZONTAIS

O aviador Lu Marini abrirá sexta-feira, às 10 horas, na Caixa Cultural Fortaleza, a exposição fotográfica Pelos ares - 15.042 km de Brasil. Aberta até 2 de julho.

 

A Junta Comercial do Ceará empossou ontem mais cinco aprovados em seu último concurso público. Aos poucos, paga essa dívida com aprovados.


Só lembrando: “E por falar em Metrofor, você trocaria os tatuzões por tubarões?”


SOBE


VESTUÁRIO é o item que o consumidor fortalezense priorizará na hora de presentear a mamãe, segundo pesquisa da Fecomércio.


DESCE


REFORMA DA PREVIDÊNCIA que, aponta pesquisa divulgada pelo Datafolha, é rejeitada por 71% da população brasileira.

ELIOMAR DE LIMA

TAGS