PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Por que é preciso mudar hábitos para enfrentar alagamentos

2017-03-13 01:30:00
NULL
NULL

Meio a meio. Para que o sistema de drenagem de Fortaleza funcione, principalmente em tempos de chuva, a população tem de deixar de jogar lixo nas ruas, nos córregos e próximo às bocas de lobo. É uma questão de lógica e mudança de cultura. De desconstruir um hábito que só traz prejuízo para a qualidade de vida nos bairros. Como cultura não se muda de um dia para o outro, a Prefeitura de Fortaleza e o Estado têm de investir em campanhas e incluir no currículo escolar - rede pública e particular – matéria específica sobre sustentabilidade, consumo e descarte de lixo. É o jeito, infelizmente, de tornar isso cotidiano. Caso contrário continuará divulgando que gastou milhões em limpeza e desobstrução de galerias e mananciais. Milhões gastos para correr atrás de um prejuízo histórico. Não só na área da drenagem, mas no campo da saúde para combater “doenças do lixo”.

[FOTO1] 

MUDANÇA DE HÁBITO 2

Segundo o prefeito Roberto Cláudio (PDT), nos últimos quatro anos, o Programa de Drenagem Urbana (Drenurb) já teria desembolsado R$ 200 milhões na implantação de novas galerias de drenagem, bocas de lobo, urbanização e pavimentação.

 

MUDANÇA DE HÁBITO 3

Além disso, afirma RC, o Drenurb abriu 22 vias e construiu oito pontes e bueiros sobre córregos, rios e canais. Até o fim da gestão, a previsão é de gastos de U$S 500 milhões em obras do gênero. É importante. Mas sem investimento na mudança de cultura, é jogar dinheiro público no bueiro.


INTERDISCIPLINARIDADE

Criado o Colégio de Estudos Avançados da UFC. Tendo à frente o professor César Barreira, terá duas finalidades: discutir grandes temas do Estado e procurar congregar os centros de estudos da universidade. Em abril, virá debate sobre crise hídrica.

 

PT ANTI-CAMILO

Será lançada hoje, às 19 horas, na sede do PT/CE, a candidatura de Deodato Ramalho a presidente do PT Fortaleza. Apoiado por Luizianne Lins, Guilherme Sampaio, José Pimentel e Elmano de Freitas.

 

TEMENDO O PRESENTE

O Sindifort fará quarta-feira, às 9 horas, na Praça Clóvis Beviláqua, ato contra a Reforma da Previdência. Incluirá cobrança de reajuste salarial. A Prefeitura diz que só discute o tema em maio.


PIPOCA, BOMBOM E CAFÉ

Até 10 de abril, o Cineteatro São Luiz recebe proposta de empresas interessadas em instalar no equipamento um café e bombonière. O edital está disponível no site da Secult (www.secult.ce.gov.br).

 

PAPEL DA CASA

O escritório do advogado Arimá Rocha, ex-diretor-geral da Guarda Municipal na Era Luizianne Lins, responde hoje pela maioria dos processos de legalização de áreas fundiárias em Fortaleza.


HORIZONTAIS

. A agência Open Point Turismo encerrou suas atividades, após 11 anos de atuação no mercado cearense. Os sócios justificaram, entre os motivos, a crise econômica.

 

. Será aberta hoje, às 9 horas, a Semana do Ouvidor. 2017. No plenário do TCE, com palestra da jornalista Adísia Sá sobre o tema “O Jornalismo e a Ouvidoria”.


. Uma correção. O Museu da Fotografia, um belo projeto do empresário Sílvio Frota, já está aberto ao público (Rua Rua Frederico Borges, 545 - Varjota). Vai conferir?


Só lembrando: “E aí o Temer voltou ao Jaburu com medo dos fantasmas do Alvorada?”


SOBE


PARQUE DO COCÓ, que, pela nova nova previsão do governador Camilo Santana (PT), vai ser legalizado em 4 de junho deste ano. É a quarta promessa. Vamos dar mais um crédito?

 

DESCE


METROFOR, que continua devendo a bilhetagem eletrônica e não circula no turno da noite. Que Jesualdo Farias, novo titular das Cidades, avalie o caso.

ELIOMAR DE LIMA

TAGS