Participamos do

Presídios menos lotados

01:30 | Fev. 07, 2017
Autor Eliomar de Lima
Foto do autor
Eliomar de Lima Colunista e Blogueiro
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Em meio ao caos no sistema penitenciário do País, ao menos uma notícia alentadora por aqui. Após 10 anos de crescimento, quando a superlotação chegou a dobrar, ano passado houve um recuo nas cadeias do Ceará. O excedente carcerário caiu de 79,4% (9.116 presos) para 63,5% (8.074 presos). A redução, segundo dados do governo estadual, é resultado de um conjunto de fatores: mutirões penitenciários, abertura de mais vagas, audiências de custódia e uso de tornozeleiras eletrônicas. Em 2016, Camilo Santana inaugurou mais um presídio com 1.016 vagas e, neste ano, serão mais quatro novos presídios, com um total de 2.731 vagas. Como superlotação é uma das causas do caos nos presídios, há uma luz no fim do túnel. Desde que Sejus, MPCE, TJCE e Defensoria trabalhem juntas e as tais facções também não tenham vida fácil.

 

CASA DOS SONHOS

A construção civil do Ceará espera reaquecer com as novas medidas do Minha Casa Minha Vida, anunciadas ontem por Temer. Já o setor, fora do programa, tem um encalhe de 10 mil unidades, diz o Sinduscon. Além de 34 mil desempregados.

 

HORA DE RODÍZIO

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
O secretário André Costa (SSPDS) vai fazer rodízio no comando de algumas delegacias, em especia, nas Especializadas? Seria bom, pois em algumas delas, há titular já superando décadas.

 

CONVERSA COM O MINISTRO

Presidente do TCM, Domingos Filho, será recebido hoje, em Brasília, pelo ministro Celso Melo, do STF. Melo é autor da liminar que deu sobrevida ao tribunal.

[FOTO1] 

NOVA CRACKOLÂNDIA

Um robusto ponto de crack está se consolidando na avenida Santos Dumont com Otávio Lobo (Bairro Cocó). Assaltos e vidros de carros quebrados viraram rotina na área.

 

MUNIÇÃO CASEIRA

Do presidente estadual do PSDB, Luiz Pontes, falando sobre o ex-tucano Moroni Torgan, hoje vice do prefeito Roberto Cláudio: “Moroni gosta muito do poder para empregar seus familiares e amigos.”

 

ALCKMISTA 2018

Nada de Tasso, Serra ou Aécio. O presidente da Fiec, Beto Studart, vê como o melhor nome do PSDB para a disputa presidencial de 2018 o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

 

I LOVE CEARÁ

O Ministério do Turismo está fazendo pesquisa com turistas dos voos internacionais que passam pelo Aeroporto Pinto Martins. O que se ouve? I love Jeri e Beach Park, oxente!


HORIZONTAIS

. Sérvulo Esmeraldo será lembrado hoje, às 20h, durante Missa da Ressurreição na Paróquia de São Vicente de Paulo (Dionísio Torres).

 

. Fernando Laureano toma posse hoje, às 19h, na Fiec, na presidência da Associação Jovens Empresários/Fortaleza.


. O prefeito Roberto Cláudio e a titular da Seuma, Águeda Muniz, falarão hoje, às 9 hora, no auditório da Sefaz. A convite da Jucec, sobre Processo de Registro Mercantil.


Só lembrando: “E aí, tudo que era condenado na Era Dilma agora pode na Era Temer?”


SOBE


AEROPORTO INTERNACIONAL

Pinto Martins, que completa hoje 19 anos. Com leilão de venda previsto para o mês de março.

DESCE


EXCESSIVO NÚMERO de oficiais do Exército Brasileiro pedindo reserva. É o temor do que poderá vir da Reforma da Previdência.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente