PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Cortes e privilégios

2017-01-19 01:30:00
NULL
NULL
O presidente eleito do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), o desembargador Gladyson Pontes (foto), prepara um pacote de medidas para equalizar recursos escassos e produção no Judiciário. Entre as ações, estariam o corte de terceirizados em atividade fim (aquela que deveria ser exercida por um concursado) e extinção do cargo de diretor de secretaria. Pontes assumirá o lugar de Iracema do Vale, em 31/1, num período meio que franciscano. Mas também terá a chance de fazer a diferença como gestor. Um dos caminhos para ser coerente com o discurso de austeridade seria enfrentar, sem corporativismo, a questão dos privilégios. Não falo de direitos, apesar de alguns soarem como tal. Caso do auxílio moradia. Ou de benefícios que diferenciam o “estômago” de um magistrado dos demais servidores que recebem vale refeição com valor inferior.Pontes promete equiparar.

[FOTO1] 

FROTA SUSTENTÁVEL NO TJCE

O uso de carros oficiais, por exemplo, merecia ser revisto. Iracema do Vale até ensaiou enfrentar. Trocou a locação dos Honda Civic por Nissan Sentra e reduziu a cota de combustível. A despesa, segundo a desembargadora, caiu de R$ 2,3 milhões/ano para R$ 1,2 milhão/ano.

 

FIM DA MORDOMIA

Num Estado com desigualdades sociais profundas, não justifica desembargador (são 46) ter à disposição carro oficial, motorista e combustível para buscá-lo e deixá-lo em casa ou outro lugar. É privilégio. Uma frota sustentável poderia existir apenas para missões do TJCE e uso comedido de quem estiver na presidência, vice e corregedoria. A maioria da população agradeceria.


MELHOR DO TRAÇO

O cartunista Guabiras, do O POVO, ganhou o prêmio Angelo Agostini de “Melhor Cartunista” de 2016. A premiação nacional tem 33 anos e será entregue em São Paulo.

 

MAIS LIVROS

Quando o Itaú irá aumentar a biblioteca que abriu no Instagram do projeto @leiaparaumacriança? Há meses, apenas Entre Sonhos e Dragão (Adriana Carranca), O Sétimo Gato (Luis Fernando Veríssimo), O menino e o foguete (Marcelo Rubens Paiva) e O Cabelo da menina (Fernanda Takai).

 

COCO E REPELENTE

A Polícia Federal no Ceará investiga uma empresa europeia que estaria usando o agronegócio como fachada para vender terras a investidores estrangeiros. É no Trairi.

 

MEDALHA

O promotor Marcus Renan receberá, em fevereiro, a comenda Boticário Ferreira da Câmara Municipal de Fortaleza. Ele conduz o caso da Chacina do Curió/Messejana.

 

CENTRAL DE NEGÓCIOS

O Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Ceará criará uma cooperativa para agilizar negócios do segmento. O setor emprega cerca de 30 mil trabalhadores e responde por cerca de 18% do PIB do Estado.

 

ERRAMOS

Na nota “Chacina do Curió”, publicada ontem, o correto é escrever: “Foi também na Regional VI que 44 PMs foram acusados de executar 11 moradores e lesionar outros sete”.


HORIZONTAIS

O prêmio FCW de Arte, para ensaios fotográficos, da Fundação Conrado Wesel, está com inscrições abertas. Informações no site da FCW ou (11) 5095-2660.

 

O Núcleo de Danças e Lutas, da Uece, está com inscrições abertas para diversas atividades do gênero. Grátis. 3101 9808.


Só lembrando: E aí, o aumento das passagens de ônibus significa também o aumento da segurança nos coletivos?


SOBE


DEMICK LOPES . O ator cearense é um dos protagonistas de Redemoinho, filme de estreia do premiado diretor de TV José Luíz Villamarim.

 

DESCE


MOTOQUEIROS QUE trafegam nas ciclofaixas. Problema recorrente e a Prefeitura não cria mecanismo para coibir.

 

Por Demitri Túlio

Adriano Nogueira

TAGS