PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Ajuste social

2017-01-18 01:30:00
NULL
NULL

 
Toda vez que uma crise estoura no sistema penitenciário, soluções “desesperadas” enchem as listas de quem faz o poder público e especialistas.

 

Discussões repetitivas sobre caos. Os últimos debates tecem a narrativa de que as polícias prendem mal, o Ministério Público acusa ruim e o Judiciário condena precariamente. E mais, que a Lei Anti-drogas virou a vilã por superlotar as cadeias. Não vi até agora se falar em ajuste social na favela, presença do Estado na comunidade e oferta de oportunidades numa escola eficiente, saúde, emprego, lazer… Anterior ao açodado debate, estaria a preocupação de se evitar a formação do exército de presidiários que está se matando. A carência social não produz bandidos, mas tem sido a oportunidade para os “negócios do crime”.

 

O censo penitenciário do Ceará, de 2013/2014, aponta que a maior parte dos presos daqui vem de comunidades que se formaram em bairros menos assistidas pelo poder público. Ou com assistência descontinuada nos governos.

[FOTO1]
ANTES DA PRISÃO

A Regional VI lidera as estatísticas, mas há um nivelamento entre as áreas pobres de outras regionais. Na VI, a Grande Messejana é o endereço mais citado por presos. O censo entrevistou 12.040 homens e mulheres.


TERRITÓRIO DO MEDO
Na VI, há áreas de conflitos antigos como a disputa por territórios e venda de drogas, por exemplo, entre Coqueirinho e Mangueira. E o domínio de traficantes no Pôr do Sol.


CHACINA DO CURIÓ
Foi também na VI que 44 PMs foram acusados de executar 11 moradores e lesionar outros 7. Um ano e dois meses depois da matança, nenhuma mudança na abordagem social no bairro.


APLICATIVO SUSTENTÁVEL
Startup cearense criou o aplicativo PedGanha. Concorrerá com iFood e UberEats.

 

Promete dividir lucros via doações filantrópicas com o Iprede, Lar Amigos de Jesus e outras.


ARATANHA DESMATADA
Em resposta à nota “Fraternidade Ambiental”, o secretário Artur Bruno (Sema) informa que o processo do empresário José Fernando Leal - que desmatou uma área na APA da Aratanha - está em julgamento. “Caso seja considerado um crime ambiental, será obrigado” a reflorestar.


ARATANHA DESMATADA 2
O crime foi flagrante. Em outubro de 2015, Tiago Bessa, diretor de fiscalização da Semace, afirmou ao O POVO e ao site do próprio órgão que foi constatado “desmatamento, abertura de estrada - ambos sem licença registrada, e o barramento de um curso de água, próximo à fonte”.


REPRESA DO COCÓ
Com relação à nota “Mata Ciliar”, Artur Bruno afirma que o desmatamento do Cocó, próximo ao açude Gavião, é parte da obra de uma represa. “Para evitar que as cheias do rio deixem centenas de pessoas alagadas e sem teto”. Como compensação, plantarão 40 mil mudas nas margens do rio.


LEI DO MECENATO
Uma empresa de móveis e eletros do Ceará estaria embolsando, ilegalmente, os 2% da Lei do Mecenato que seria destinada a um longa-metragem. A Sefaz está investigando.


HORIZONTAIS
O empresário João Alves de Melo toma posse na Academia Cearense de Retórica, cadeira 15. Amanhã, às 19h38min.


O antropólogo italiano Massimo Canevacci fala hoje, no Dragão do Mar, sobre narrativas visuais. Às 19h. Grátis.


Só lembrando: E aí, o Brasil passou a ter quatro poderes? Executivo, Legislativo, Judiciário e presidiário.


SOBE
ATACANTE MOTA
que poderá ajudar o Ferrão voltar a ser um time grande. Claro, se ele entrar em forma.


DESCE
CADEIA DE ALCAÇUZ,
no vizinho Rio Grande Norte. 26 presos mortos nessaguerra entre facções nos presídios 

Adriano Nogueira

TAGS