PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

A disciplina polêmica e novas alternativas

2018-03-12 01:30:00


Seguindo os passos dados pela UnB, a ideia de fazer uma disciplina sobre o impeachment de Dilma Rousseff agradou outras universidade e se disseminou rápido. No Ceará, depois da UFC, o curso de História da Uece também anunciou a possibilidade de acrescentar essa nova disciplina. Segundo o professor Antônio Germano, coordenador do curso de História da instituição, haverá uma reunião do colegiado nesta segunda-feira (12) para debater a viabilidade. No entanto, há o discurso de que a disciplina não é necessária porque o assunto é debatido em sala de aula e em grupos de estudo.
[QUOTE1] 

Já o curso de Psicologia da Uece decidiu por outra alternativa para discutir o tema. Ao invés de criar uma nova disciplina, optaram por iniciar um grupo de extensão denominado “o Golpe de 2016 e o Futuro da Psicologia”. A proposta, que partiu do professor Arthur Petrola, está em debate no colegiado. “A nossa intenção é falar sobre congelamento de gastos sociais, de projetos sociais de saúde mental, como vai impactar e o cuidado que a psicologia pode proporcionar em assistência social. Discutir o golpe de 2016 e como vai afetar as políticas públicas”, afirma Petrola. Se aprovado pelo colegiado e pela pró-reitoria de extensão, o projeto poderá ter início ainda em abril.

 

EM DEBATE

 

BATE-PRONTO
Antônio Germano, coordenador do curso de História da Uece
 

QUAIS SÃO AS MOTIVAÇÕES PARA CRIAR ESSA DISCIPLINA?
Alguns professores solicitam que seja criada uma disciplina. Individualmente, solicitaram criar essa disciplina como tópicos especiais. Eu disse que levaria ao colegiado. Vai ser discutido. O colegiado aprovando, o tópico é criado. Já estamos com mais de um mês de aula. Não sei se vai ser ainda esse semestre ou no próximo. Essa temática já é estudada nos grupos de estudo. 

 

Os grupos já estão estudando desde o semestre passado. Não é uma temática que não está sendo tratada. A conjuntura política do País, os professores já abordam isso com os alunos. Na realidade, entra na matriz do programa das disciplinas. Isso com certeza é discutido.

QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DA REUNIÃO?


O colegiado vai se reunir segunda (hoje), e provavelmente vai aprovar como Tópicos Especiais, eu acho, isso é uma opinião minha. Tem que pensar também em uma perspectiva curricular. Eu acho que essa temática deveria se manter, o Tópicos não necessariamente se mantém permanente. Ninguém está sendo contra, o que a gente tem que discutir é a perspectiva gerencial. Isso já está acontecendo, só não está acontecendo uma disciplina. Eu não sou contra, quem vai decidir isso é o colegiado. A gente também tem que escutar os alunos.  

 

lorena marcello

TAGS