PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Um giro pela ABCada fair

2018-02-24 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1][FOTO2]

Na segunda edição da feira ABCasa Fair que traz tendências do mercado de casa e decoração, listras, o zigue-zangue (chevron) em branco e azul e estampas com inspiração étnica e muitas cores enfeitam os corredores. O evento de cinco dias ocorre duas vezes por ano, em São Paulo, e é voltado para varejistas de todo o País.


Nas centenas de stands, os produtos variam de estátuas religiosas, a perfumadores de ambiente, móveis em madeira e objetos clássicos de prata e cristal. Folhagens vieram com força e já se sobressaem sobre o floral. O verde em suas matizes mais sóbrias e azuladas está por toda parte, seja em forma de plantas permanentes, seja em estampas de palmeiras, vasos turquesa e até nas redes cearenses, direto do município de Jaguaruana.
 

O administrador da Redes Isaac, Isaú Vasconcelos conta que esta deverá ser a feira com o maior faturamento da empresa cearense. A procura pelo artigo artesanal aumentou no mercado nacional. “Antes 90% da nossa produção era para exportação. Agora está bem mais equilibrado, quase metade do consumo vem daqui. Sempre houve esse mercado, mas percebemos que faltava a oferta no Sudeste, por exemplo”, diz. O maior comprador, segundo o executivo, é o estado de São Paulo.
 

O azul também está em alta. As estampas de azulejo português se combina com madeira e objetos em prata. Design de linhas e cores fortes turcos e marroquinos com vermelho, turquesa e azul decoram de almofadas a objetos de cozinha. A Euro Home apostou inclusive em panelas de cerâmicas nas cores azul e vermelha e garrafas de vidro com desenhos étnicos. Os produtos fazem parte da lista de cerca de 90 mil lançamentos desta edição da ABCasa Fair.
 

“Somos a maior feira de casa e decoração da América Latina. Da edição passada para esta, o crescimento foi de 30%. A próxima será maior ainda”, afirma o presidente da Associação Brasileira para Artigos de Casa (ABCasa), Renato Orensztejn.
 

Entre os metais, o cobre e rosa metálico continuam em alta, sobretudo nos vasos e pêndulos de luz. Em vez dos pequenos pontos de led discretos, as luminárias trazem elementos rústicos, com detalhes em metal e luzes quentes. Ainda uma referência ao estilo industrial, que tem aparecido com frequência em projetos de interiores. A madeira bem talhada e o ferro na cor preta também são destaque.
 

Para o diretor da empresa catarinense Copa & Cia, Arno Neto, os souplats e guardanapos de tecido também tiveram alta na procura. Apesar de serem objetos antigos, a moda da mesa posta e a facilidade de acesso a esses acessórios contribui para o aumento da demanda. “Temos uma variedade de materiais, que vão do vidro ao polipropileno e também materiais naturais como a madeira e o ratan”, conta.   

 

CRESCIMENTO
[FOTO3] 

Nesta edição, a expectativa era de que a feira recebesse 50 mil visitantes. O
balanço ainda não havia sido divulgado até o fechamento desta matéria. Ao todo, os expositores trouxeram mais de 400 mil produtos para comercializar entre varejistas. As vendas se restringem a empresas do setor e não são direcionadas para o consumidor final durante o evento. O segmento de Fun Design continua a expandir. A distribuidora de presentes Wish, por exemplo, registrou crescimento de 300% em relação a 2015.   

[FOTO4] 

1
Mesa
posta com souplats e guardanapos de tecido ganha cada vez mais adeptos.

2
Panelas
de cerâmica na cor azul são tendência em cozinhas abertas

3
Banco-pufe
azul turquesa é também item da linha de decoração fun design

4
Abajur Barry
tem cúpula de tecido descorado e chama atenção  

 


ISABEL FILGUEIRAS

DE SÃO PAULO
isabelfilgueiras@opovo.com.br

 

Isabel Filgueiras

TAGS