PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Obras de sérvulo esmeraldo tornarão Fortaleza um museu a céu aberto"

2017-09-24 00:00:00
NULL
NULL

[FOTO1]
Embora fisicamente findo, o mais-que-notável artista plástico Sérvulo Esmeraldo (com Dodora Guimarães à direita em flash by Jarbas Oliveira) paira onipresente & abrangente por entre honrarias e exposições mundo afora, como dá testemunho disso a mostra A Intenção e o Gesto em que ele é reverenciado na edição 6 do Prêmio Marcantonio Vilaça e alvo de inspirações de exibição no MuBE (Sampa), com itinerância agendada para Brasília, RJ, Fortaleza, Goiânia e Porto Alegre.


No capítulo: o Instituto Sérvulo Esmeraldo já anuncia a recuperação do patrimônio artístico legado pelo escultor, ao trazer de volta à cena urbana de Fortaleza quatro importantes obras públicas do renomado cearense. Assim, até dezembro, vai estar restaurado e no cenário de Fortaleza o quarteto escultural (a partir de projeto apoiado pela Secretaria de Cultura) composto pelas obras: escultura Pulsação La Femme Bateau (1994 –flash abaixo por Gentil Barreira), escultura Infinito (1983 e homenageando Brancusi), escultura em aço policromado Coluna Cinética (1980, a ser instalada em área pública) e a escultura-fonte Ballet Gráfico (2002), a ser posta na Praça da Sé.
[FOTO2] 

E mais: as duas primeiras obras a voltarem aos locais de origem –em datas, em breve, anunciadas- são a escultura-biruta La Femme Bateau e a coluna Infinito, em aço pintado de azul, respectivamente fincadas na Ponte dos Ingleses e na Praça General Murilo Borges.
[FOTO3] 

E, então -como as demais esculturas- ressurgirão renovadas e lindas, absolutamente reconstruídas e com placa de identificação e iluminação noturna, em trabalho de equipe pela capitã do ISE e parceira de vida de Esmeraldo, Dodora Guimarães, que tem o mestre Ari Josino como responsável na Metalúrgica Santa Luzia pela reconstrução das esculturas criadas por Sérvulo; Mario Yoshi na iluminação; Paulo Barbosa na sinalização, e Ricardo Marinho no paisagismo do entorno –processo todo documentado pelo fotógrafo Gentil Barreira.
 

E ainda: esse projeto de reconstrução, restauro, conservação e sinalização das quatro obras públicas de Sérvulo Esmeraldo “firma o início de salvaguardar a obra monumental pública do querido cratense” e é –como revela a curadoria de Dodora- “o primeiro passo
de um trabalho que pretende restaurar todas as obras deixadas por Sérvulo Esmeraldo, embaladas pelo sonho de tornar Fortaleza um museu a céu aberto”. 


REVELAÇÕES (ADORÁVEIS)
... E, em seu livro Barbara Walters -A Arte de Entrevistar, a autora-título (clic) relata o poder de sedução do ator Clint Eastwood, ao entrevistá-lo. Foi quando “ele mergulhou profundamente dentro de meus olhos” ao ser questionado se ele nunca se abriu com uma mulher que estivesse muito próxima. E Clint: “Talvez possa abrir para alguém uns 60%. Você gostaria de saber 100%? “Nesse momento, pela primeira vez em uma entrevista, eu me perdi. Fiquei nervosa e confusa e pedi ao câmera para parar a gravação. Pior ainda: depois da entrevista, Eastwood perguntou se eu gostaria de ficar para jantar com ele. Só Deus sabe por que eu disse que teria de voltar em seguida a Los Angeles, com minha equipe. Na verdade, não era o que eu queria fazer. Queria mesmo é ir ao jantar. Quem sabe o que poderia ter acontecido?”

TAGS