PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Memory

2017-09-15 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

...E, NO ÚLTIMO dia 9, a preciosa seção O POVO é História reprisava notícia dando conta da visita do poetinha Vinícius de Moraes a Fortaleza – há 40 anos - que chegara para speech – no Theatro José de Alencar- no centenário de morte do consagrado romancista cearense, autor de Iracema. A história por trás da notícia: coube ao saudoso Paulo Peroba articular a vinda do inesquecível Vinícius, e a Rubens Studart o papel de patrocinador e também a condição de articulador da programação social em torno do poeta, cantor e compositor. E foi assim que Vinícius pontificou como a figura central de um elegante jantar, anfitrionado por Rubens e Marialba. Fora aquela a última noite de Vinícius em Fortaleza – faleceu três anos depois, no RJ, em 1980. Veja, então, na picture, Rubens e Marialba com o icônico Vinícius, a quem poderia perfeitamente caber o que imortalizou Pablo Neruda: Confesso que vivi. Coisa mais linda!!!


TRADUÇÃO


CONCORDO COM a definição de Josias de Souza em seu blog (josias desouza.blogosfera.uol.com.br): “Lula não falou para Moro, mas para as câmeras” – anteontem - na Justiça Federal de Curitiba.


..., NO modelinho que sempre adota – Killing me softly -, Moro buscou de todas as formas arrancar de Lula uma confissão qualquer, cutucando docemente o ex-presidente. E nada! Ele não reconheceu uma só acusação a si atribuída. Sou um poço de virtudes – só faltou dizer. E, quando inquirido sobre o aluguel do imóvel vizinho ao seu e de que nega que seja proprietário – enfatizou Josias - Lula transferiu a resposta para um cadáver: “A dona Marisa ficou com a responsabilidade de fazer o contrato e acertar aluguel, condomínio, IPTU e outras coisas de casa”.


JOSIAS NÃO deixou de comparar a firmeza de Lula com um pote de gelatina. E que uma de suas obsessões no seu papel de réu cenográfico é a de se manter em cena com o figurino de um perseguido político. E a revelação final? “Eu quero enfrentar o MPF, sobretudo a força-tarefa, pra provar a minha inocência. Eu só espero que eles tenham a grandeza de um dia pedir desculpa”...


QUANTO À voz de Moro, lembro-me de que a ex-primeira-dama do CE, Luiza Távora, costumava rotular vozes macias mas firmes assim, como Voz de Travesseiro. Luiza foi uma grande primeira-dama mas tinha um pecadilho: preferia perder o amigo a perder a frase .


DIA D


A ACADEMIA Brasileira de Cinema recebe hoje – às 11 horas - na Cinemateca Brasileira (em Sampa) a press para a anunciação oficial do filme brasileiro que concorrerá ao Prêmio de Melhor Filme em Língua Estrangeira da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, ou seja, o Oscar 2018.


A COMISSÃO indicada pela Academia Brasileira de Cinema - presidida por Jorge Peregrino - tem como membros André Carreira, Iafa Britz, David Schurmann, Doc Comparato, João Daniel Tikhomiroff e Miguel Faria Junior – escolhidos por mais de 200 profissionais da cena cinematográfica nacional.


ENTRE os títulos inscritos constam, por exemplo: Como Nossos Pais, de Laís Bodanzky, Divinas Divas, de Leandra Leal, Elis, de Hugo Prata, Fala Comigo, de Felipe Sholl, História Antes da História, de Wilson Lazaretti, João, o Maestro, de Mauro Lima, O Filme da Minha Vida, de Selton Mello (flash), Polícia Federal – A Lei é para Todos, de Marcelo Antunez, e O Real – O plano por trás da História, de Rodrigo Bittencourt.


QUEM CHEGA


ATERRISSANDO em Fortaleza o compositor, cantor, arranjador e maestro Francis Hime (clic by Walace Souza).


AMANHÃ, Hime fará concerto – às 19 horas - no Teatro Tapera das Artes, em Aquiraz, a bordo da série de concertos do Encontro Mestre & Aprendiz, uma parceria Centro de Pesquisa e Difusão da Arte-Imaginário e Tapera das Artes.


AUTÓGRAFOS


A BELA Sarissa Carneiro – professora cearense que vive no Chile (é filha de Régis Frota e Aurila) lançará o livro infantil Amelita e Seu Bichinho de Estimação, quarta que vem, às 19 horas, no Salão Humberto Cavalcante, do Ideal Clube.


O LIVRO apresenta ilustrações do grande Descartes Gadelha, que vai estar ao lado de Sarissa, no momento autógrafos.


AINDA no script: cocktail e exibição do filme Ninho de Cobras, com Kirk Douglas, pela Academia Cearense de Cinema (presidida por Régis Frota).


VERNISSAGE


RESQUÍCIOS de Nós exposição individual da artista plástica pernambucana Thina Cunha (foto), hoje – start: 19 horas -, na Galeria Mariana Furlani Arte Contemporânea.


A EXPÔ junta 25 criações inéditas entre pinturas e esculturas, em cartaz até 28 de outubro.


THINA - nascida na cidade de Eire (Pensilvânia), nos EUA, e radicada brasileira - evidenciou seu interesse e vocação pela cena artística nos anos 1970, quando frequentava a Escola de Belas Artes de Pernambuco.


EM 1973, estudou com o icônico desenhista Pierre Chalita e, em 1976, incursionou na iniciação de escultura em Lafayette (USA), onde descobriu o que buscava na modelagem do barro.


DESDE O ano 2000, possui galeria que leva o seu nome em Campo Grande, no Recife, e, hoje, situada em Boa Viagem.


NO CAPÍTULO: os trabalhos que formam a mostra foram desenvolvidos ao longo de duas décadas, com Tina valendo-se de múltiplos tipos de materiais e técnicas aplicadas.


E AINDA: além da pintura, Thina traz para o plano bidimensional sua vivência como escultora nas nominadas Esculturas de Telas, recorrendo à uma técnica mista envolvendo amarrações, colagens, reciclagem de objetos e metais fundidos e retorcidos, criando ilusões de ótica e diversificados efeitos de luz, dependendo do ângulo que se observa a obra.


DÎNER


DULCE e João Freitas Jr. movimentam jantar, hoje, em torno de Vânia e Harry Moore (from New York). O homenageado assina o menu.


GIRO


DE VOLTA de SP Luiz Henrique Vieira e os filhos Luiz Arthur, Luiz André e Luiz Davi. Lá tiveram como anfitriões Luiz Sérgio Vieira Filho e Milena.


NATS


SOPRAM velinhas: Vanda Veras – ex-primeira-dama do Estado -, Luiz Machado e Alexandre Landim.


CHARME


O ALINHADO arquiteto Jayme Leitão anfitrionou chic cocktail no jardim do address da Reata, lançando, à ocasião, a Assembleia Inaugural do Condomínio Metrópolis, torre empresarial nos moldes da Torre Santos Dumont – ainda hoje referência do setor, em Fortaleza. Na picture: Jayme com o advogado Carlos Henrique Cruz e o tabelião Petrouve Guimarães.


CENAS DE UM DEBUT


NOS QUADRINHOS, outros momentos da beautiful party de 15 anos da princesinha Natália Marshall Albuquerque. Palco: Barbra’s Eden.


Natália a bordo de um dos dois modelitos assinados por Simone Jucá que trajou na noite de cseus 15 anos

 

Rodrigo Barroso e Fernanda


Lia Skaty Pinheiro e Gustavo Serpa


Sellene, Max e Marcelle Câmara


FASHION


...E A FAMOSA Martu lança a linha #TeamBride, destinada a jovens que vão a casamentos – atuando, à vezes, como madrinhas e que desejam modelinhos fresh mas poderosos. Nas 18 peças que compõem a coleção, há os lisos com detalhes sutis, em tecidos nobres.

 

Adriano Nogueira

TAGS