Logo O POVO+
Foto de Romeu Duarte
clique para exibir bio do colunista

Professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFC, é especialista nas áreas de História da Arquitetura e do Urbanismo, Teoria de Arquitetura e Urbanismo, Projeto de Arquitetura e Urbanismo e Patrimônio Cultural Edificado. Escreve para o Vida & Arte desde 2012.


Vai dar certo, tem que dar. O salário vai ter que chegar até o fim do mês. Se não, arrumar uma grana extra num bico qualquer: faxina, venda de salgadinho, tomar conta de menino, por aí. Desta vez o ônibus não vai atrasar, nem a topic depois. As lâmpadas dos postes vão estar acesas no caminho de casa. Vai dar certo, ora se vai. A viagem a Portugal para o pós-doc, o apartamento singelo na rua tranquila em Lisboa, sardinhas na brasa e um bom vinho verde. É só organizar a papelada e arribar, o diabo é quem fica aqui. Vai dar certo, sim.

Somando os anos de contribuição com a minha idade já dá tempo de sobra para pegar o beco. Fico mais nem um segundo neste canto. Só esperando a resposta do Departamento de Pessoal. Com ela na mão, ah, botequim todo dia.


Vai dar certo. Até para quem escreve “vai dá certo” nos muros da cidade. Falar nisso, é o que tem para hoje, não há outra forma de levar a vida senão a vida (a morte) te leva. Ele vai entender. Ela vai entender. Que podemos ser felizes mesmo assim, contra tudo e contra todos. Nós dois de calças. Nós duas de vestido. E nós outros transitando para lá e para cá neste mundo de opções. Dá, vai certo que dá. O certo é saber que o certo é o certo, como disse o cantor. Ele já errou demais.

Largou a pedra, agora vai se endireitar. Trabalhando de boy, o dinheiro é pouco, mas é melhor que dormir na praça ou acordar morto no lixão.

Se Deus quiser, e Ele quer, vou conseguir entrar na roupa, você vai ver.

Sacrifício muito, boca fechada, academia, mas venço o longo de oncinha...


Vai dar certo. Até para quem escreve “vai dá certo” nos muros da cidade. Falar nisso, é o que tem para hoje, não há outra forma de levar a vida senão a vida (a morte) te leva


Vai, dá certo. Este ano a gente engrena, tenho certeza. Alô, alô, elite do futebol brazuca, aí vamos nós! Mesmo que seja só para passar vergonha em 2018! E aí, vai dar certo, Senhor? O time não passa confiança, só ganha apertado (quando ganha), uma ruma de empates.

Shakespeare de araque: C ou não C, eis a questão. Pois para mim já deu certo, ó. A mulher nem viu quando passei voado de moto e puxei a bolsa dela. Parecia uma vaquejada. A pobre tacou as ventas no chão, se arranhou toda. Será que a câmera do prédio me filmou? Tem que dar certo, meus caros. Mais uma denúncia e meu governo se acaba. Foi por isso que antecipei a volta da viagem. Preciso como nunca da ajuda de você$, todo$ você$. Estou exausto, vender o Brasil na China deu um trabalho...


Tinha tudo para dar certo. Esquema montado, gente comprada, estoque lotado. Vender pano por debaixo dos panos. Sujou, caiu o pano. Agora essa história vai dar muito pano para manga. Vai dar certo. Vai mesmo, tem certeza? Abandonados, jogados à própria sorte, sem eira nem beira. Feito bichos, regidos pela seleção natural. Às vezes, contando com uma forcinha do Todo Poderoso. Tal como o ladrão na delegacia: “Chefia, as minhas paradas eu encaro sozinho. Só sou eu e Deus, aliás”.

Brasileiro, profissão esperança. Será sempre assim, na base do “vigiai e orai”? Lá fora, a moça do carrinho de lanche dá por encerrada a venda da sexta-feira, pega o apurado e se benze. Sem jeito, o sol caminha para o ocaso. Como tudo, assim parece. Mas, vai dar certo.

Foto do Romeu Duarte

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?