4 dietas da moda e como manter a gordice em alta
PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

4 dietas da moda e como manter a gordice em alta

2018-08-17 01:30:00

Esta é uma coluna de gastronomia. Colunas de gastronomia estão envoltas na aura da gordice e eu também estou. Por isso fico, como gourmand, procurando nas dietas o salvo conduto para burlar as recomendações da minha médica, ainda que amparado pelo argumento frágil, ou não, de uma vertente da dietética. Buscando tal salvo conduto e uma adequação nos mais diversos restaurantes descobri que posso comer quase tudo. A restrição normalmente está vinculada ao consumo de açúcar simples e carboidratos compostos e a derivados da farinha de trigo e panificados, mas a minha predileção por proteínas animais e à gordura estão respeitadas em quase todas as restrições. Confesso que o consumo desenfreado de açúcar e de gordura já demostram seus efeitos momentâneos em mim.

 

Isso é um convite a comer menos? De forma alguma. Aqui vou dar dicas de onde comer gordamente, sendo, neste caso "gordamente" um adjetivo qualificador para comer sem culpa e obedecendo preceitos glutões e gourmands e não do ponto de vista nutricional. Viva o garfo sem culpa!

 

DIETA CETOGÊNICA

Para fazer a dieta cetogênica, deve-se eliminar todos os alimentos ricos em carboidratos como pão e arroz, e aumentar principalmente o consumo de alimentos ricos em gorduras,  mantendo também uma boa quantidade de proteínas na alimentação. Esta dieta funciona para emagrecer porque, desta forma, o organismo passa a utilizar a própria gordura como fonte de energia ao invés do carboidrato que vem da alimentação.

 

ONDE COMER GORDAMENTE:

Amigos churrasqueiros. Viva o salvo conduto. Cheguei com a solução e pode comer a picanha com gordura e sem culpa. Só esqueça a farofa. Chegou a hora de falir com todos os rodízios da cidade, nenhum self servisse vai mais te olhar com bons olhos. Chegou o comedor do lucro e da proteína animal. Nem das Hamburguerias você precisa fugir. Ou voce pede só a carne com as outras proteínas, ou vai até o Meatpacking Burger e pede o pão Low Carb. Quando a gente pensa que tudo está acabado, a vida sempre sorri para a gente e temperada com bacon.

 

DIETA PALEO OU PALEOLÍTICA

A dieta paleolítica está sendo adotada por quem buscam emagrecer ou apenas cuidar da saúde. Consiste em comer todas as comidas da forma que elas vieram ao mundo, ou o mais próximo disso. A base são as verduras e legumes, seguidas da carne. Todos devem ser o mais fresco e natural possível e, quanto menos vestígios de indústria, melhor. A dieta paleolítica prega a alimentação do homem das cavernas. Ela propõe a alimentação de nossos ancestrais e foi moldada para o organismo humano há milhões de anos.

 

ONDE COMER GORDAMENTE:  Vá ao Marcel ou a outro francês da cidade e peça bastante Carpaccio sem mostarda e sem alcaparras. Peça um Steack Tartar, carne bovina picada e temperada com pimenta, ovos e sal.

 

DIETA DASH

O menu é simples de seguir e baixo em sódio. Alimentos liberados para consumir todos os dias são folhas e raízes, grãos e cereais integrais (arroz, aveia, pão, macarrão), frutas,leite, queijo ou iogurte com baixo teor de gordura e carnes magras como peixe e frango. O cardápio é muito parecido com o da dieta mediterrânea. A diferença são as pitadas de sal, muito bem controladas na Dash.

 

ONDE COMER GORDAMENTE:  Vá no Self Service do Orgânico no Shopping Iguatemi ou no Rio Mar. Lá tem um peixe grelhado bem fresco. Como basicamente a instrução é a redução de sal o de lá é bem moderado. O buffet também conta com os alimentos integrais e vários tipos de grãos e vegetais.

 

DIETA MEDITERRÂNEA

É uma das mais saudáveis para o coração e uma versão brasileira foi adaptada. No lugar de salmão, azeite de oliva e noz, o menu  permite sardinha, milho e tapioca e outros alimentos nutricionalmente próximos aos da dieta original, só que mais baratos. São permitidas com alta frequência: verduras, legumes, frutas, leite e derivados desnatados. Arroz, feijão, macarrão, pão, cereais, biscoitos simples, devem ser consumidos com parcimônia. Carne magra, frango, peixe, óleo composto, castanhas, açúcar, gordura saturada e colesterol devem ser consumidos apenas uma vez por semana.

 

ONDE COMER GORDAMENTE:  Coma peixe na telha com molho branco. Você também pode exagerar numa Paella ou num Camarão Internacional do CocoBambu.

DIETA FLEX

A dieta flexível vai no contraponto da Cetogênica e na Low carb que quando restringe somente o açúcar simples e os carboidratos, nos leva a ideia de que podemos comer livremente as proteínas animais. Isso pode ser uma desinformação. A dieta Flex faz com que o nosso organismo acumule uma quantidade menor de toxinas, o que facilita a perda de peso, ressaltando que a própria redução da quantidade de proteína isso nos leva a um menor consumo de sódio e consequentemente uma menor retenção de líquidos. O cardápio flexível: inclui proteína animal em dois dias da semana e, nos outros cinco, apenas itens de origem vegetal, o que permite que seu organismo se acostume aos poucos a ficar até mesmo sem frango e peixe. Dá para enxugar 4 quilos (ou mais) e é uma boa transição se você quer virar vegetariana de vez.

 

ONDE COMER GORDAMENTE:  Nos dias que você estiver evitando a proteína animal eu sugeriria você ir ao Geppos do Shopping Aldeota. Por R$ 39,90 você come a vontade de uma mesa de grãos e saladas. Se sua opção não for quantidade você pode optar por algo mais saudável do Hortalicia. Não custa consultar o cardápio do dia, mas lá sempre tem umas saladas e sopas nuns potes. Não é exatamente “comer ordamente” mas a comida é bem gostosa.

 

TAGS