Participamos do

O amor pelos vinhos no cinema

FILMES E DOCUMENTÁRIOS ABORDAM O EXTENSO UNIVERSO NA ENOLOGIA E SUAS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES
01:30 | Jan. 11, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Sentar no sofá com uma taça de vinho na mão e assistir a um grande filme é um grande prazer, ainda mais quando o filme explora o universo da enologia. O vinho já foi objeto da sétima arte em várias oportunidades, em romances, documentários, tramas dramáticas e até passagens históricas.

 

Desde 1969 o vinho, ou os vinhedos, são apresentados na telona com o filme O Segredo de Santa Vitória. A trama, cujo pano de fundo é a Segunda Guerra Mundial, se passa numa pequena cidade da Itália e o vinho é o protagonista do longa por ser objeto de união dos moradores contra o avanço bélico dos nazistas.

 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Há outros tantos filmes e documentários, como Decanted, que explora o dia a dia de enólogos na região do Napa Vale na Califórnia, nos levando a viajar pelo intenso ritmo de vida dos produtores de vinho em um novo projeto. O espetacular Somm aborda a vida de quatro sommeliers, candidatos à mais alta qualificação da grande escola Court of Master Sommeliers, que exibe a rotina de estudos e de avaliações que envolve e apresenta as aflições dos que muitas vezes são vistos somente como apreciadores e bon vivants. Um documentário muito interessante é o Sour Grapes, que retrata a história de um fraudador de grandes vinhos no grande mercado de luxo norte-americano e que consegue uma rápida inserção no meio até ser descoberto por um dos produtores que ele falsificava. É um filme inteligente e cheio de grandes reflexões a respeito dos altos valores dos vinhos. Confira outras sugestões:

 

[FOTO1][FOTO2][FOTO3][FOTO4][FOTO5] 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente