Espumante: o vinho das celebrações! 

PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

Espumante: o vinho das celebrações!

2018-11-09 01:30:00

A chegada do fim do ano e as festividades logo trazem à memória a explosão de borbulhas que, desde os tempos da Idade Média, eram relacionadas à comemoração de vitórias em grandes batalhas. E como resistir à leveza e à cremosidade da explosão de uma bela perlage na boca sem querer sempre mais? Originária da região nordeste da França, os champagnes se disseminaram no mundo com o nome de espumante e, hoje, são a maior referência de festividades e momentos alegres, e não é pra menos.

 

A viúva Poursadin (Veuve Clicquot)

Como o vinho é feito de história, não poderíamos deixar de falar de uma das maiores personalidades da região de Champagne na França. Quando em 1805, Francois Clicquot, herdeiro do fundador de uma das maiores caves de champagne falece, assume uma das primeiras mulheres empreendedoras da época, Nicole-Barbe Poursadin, só conhecida como Madame Clicquot. Ela foi cheia de ideias inovadoras, como o Champagne Vintage, feito de uvas de uma mesma safra. Antes, o champagne era somente feito com misturas de vinhos de várias safras. Também teve influência forte no processo de clarificação dos espumantes, iniciando o processo de remuage, e também foi responsável pela criação do champagne rosé, adicionando um pouco dos vinhos tintos aos blends de uvas brancas. Uma mulher muito à frente do seu tempo que nos brinda, ainda hoje, com um dos produtos mais reconhecidos do mercado do vinho.

 

Espumantes para todas as ocasiões

 

SOBREMESAS

Panizzon Moscatel

Quando pensamos em sobremesas, uma combinação perfeita é de um espumante moscatel. A vinícola Panizzon da Serra Gaúcha faz com grande qualidade, trazendo os toques aromáticos florais.

Onde encontrar: Enoteca Forneria Coriolano

 

EQUILÍBRIO

Victoria Geisse Extra Brut

Victória Geisse, da vinícola Cave Geisse, em Pinto Bandeira (RS). Um blend de Chardonnay e Pinot Noir traz pegada refrescante inicial e termina com uma longa e persistente sensação gustativa.

Onde encontrar: Grand Cru Fortaleza

 

COMPLEXIDADE

Veuve Cliquot “La Grand Dame”

Como homenagem a nossa Viúva Poursadin, o ícone da vinícola é cheio de complexidade e exclusividade. O que se encontra no mercado é da safra de 2006. Um blend de Chardonnay e Pinot Noir de oito vinhedos da Maison Cliquot.

Onde encontrar: Empório Delitália

 

Curso básico
de vinhos

A Unifor lança como um dos seus cursos de educação continuada, em parceria com a Associação Brasileira de Sommeliers, o curso "Introdução ao mundo dos vinhos" em que são ensinados os maiores temas do vinho, como degustar, principais uvas, como harmonizar e servir vinhos em casa.

Inscrições para o curso Introdução ao mundo dos Vinhos - 12h/a

https://bit.ly/2SQYIYZ

Perfil instagram: @abs_ce

 

 

TAGS