Aprendendo a harmonizar (parte III) 

PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

Aprendendo a harmonizar (parte III)

2018-10-12 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

Como última fase da série de colunas sobre as harmonizações, chegamos nos adorados vinhos tintos! Precisamos entender um pouco sobre as características do vinho para identificar os melhores pratos para acompanhá-los e cabe aqui uma definição simples, porém fundamental para entender os vinhos tintos: eles têm mais estrutura que brancos e rosés.

 

O grande elemento que marca isso se chama tanino (polifenol extraído das cascas das uvas e que dá uma sensação de secura na boca, textura do vinho). Os vinhos tintos pedem pratos com grande intensidade gustativa, mas este conceito está superado.

 

Existem vinhos com menos tanino que podem ser acompanhados com queijos, peixes e carnes de aves. Os vinhos de uvas Pinot Noir, Gamay, Bonarda ou vinhos leves como o Valpolicella, Bardolinos e vinhos de Sangiovese mais simples são exemplos.

 [FOTO2]

Por outro lado, vinhos que têm tanino em maior quantidade precisam de pratos mais intensos, com mais textura, como carnes de fibra longa (bovina), ou molhos intensos como trufados ou caçador, vinhos da uva Cabernet Sauvignon, Monastrell, Malbec ou vinhos de blends com essas uvas exigem pratos mais intensos.

 

Curso ABC do vinho

Acontecerá na noite de 17 de outubro, terça-feira, na Forneria Coriolano, o minicurso "O ABC do Vinho", que vai abordar os conceitos básicos da bebida: o que é um vinho suave, seco, doce, estilos de vinhos, acidez, taninos e outros. Serão provados seis vinhos com explicações sobre suas características e servidos pratos assinados pelo chef Rodrigo Viriato.

Onde: Forneria Coriolano (rua Osvaldo Cruz, 2786 - Dionísio Torres)

Mais informações: (85) 98117 6899

degustacao.forneriacoriolano.com.br

 

Os ícones da vinícola Luigi Bosca

A Associação Brasileira de Sommeliers - Ceará irá realizar no dia 30 de outubro a degustação de seis vinhos ícones da tradicionalíssima vinícola Luigi Bosca. Iremos degustar desde o seu branco de Riesling las Compuertas, passando pelos blends clássicos de Lujan de Cuyo, região tradicional de produção de ótimos vinhos argentinos, e finalizando com o vinho ícone da vinícola, o Icono de Luigi Bosca. Será apresentado pelo sommelier e diretor da ABS-CE, o argentino Carlos Suarez.

Mais informações: (85) 98904 4993 e 98728 5543 (Denis Saraiva) ou absceara@gmail.com
 

TAGS