Aprendendo a harmonizar (parte 1)
PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

Aprendendo a harmonizar (parte 1)

2018-08-17 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

O vinho é a bebida mais adequada ao acompanhamento das refeições, essas combinações como culturalmente são feitas, em todos os países produtores, são chamadas harmonizações regionais. Como o Brasil e alguns outros países não produtores de vinhos não comungam essa tradição, devemos aqui buscar quais os vinhos do mundo que mais se adequam, ou pelo menos, os que menos interferem nos delicados sabores da região. E como pensar uma harmonização? Aproveitamos esta e a próxima colunas e vamos apresentar algumas regras que irão facilitar a sua vida na hora de alinhar seus vinhos e comidas.

 

Estrutura

Identificação da estrutura do vinho, que são elementos que fazem com que ele tenha muita ou pouca sensação gustativa (açúcar, álcool, acidez, taninos nos tintos e aromas frutados).

 

Identificar os elementos chaves da alimentação
Os alimentos também têm hierarquia de sabores, sempre uso como exemplo a comparação de uma carne de caranguejo, filé suíno ou ancho bovino. Quanto mais intenso o gosto mais corpo o vinho precisa.

 

Atenuar ou contrastar

Quando utilizamos vinhos mais ácidos (normalmente de clima frio) para pratos ácidos, estamos provocando uma atenuação desse gosto básico que pode ser desagradável. Como grande exemplo harmonizamos um espumante leve e refrescante feito pelo método charmat da Serra Catarinense da uva Chardonnay a um ceviche de frutos do mar.

 

O processo de confecção diz muito

Existe grande diferença entre uma carne cozida, e a mesma feita no forno ou assada em brasa, o molho ou toques defumados modificam a intensidade gustativa do prato.

 

Não se harmoniza vinho por cor, e sim por sabor

É mito de que vinhos brancos só funcionam para peixes e frutos do mar ou tintos somente para carnes. Essa regra vale para o peso dos vinhos que obviamente a maioria dos brancos tem pouco peso e tintos tem mais, mas temos muitos casos de brancos de muito corpo e tintos leves.

 

TAGS