PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Com bacalhau é bom demais!

2018-03-23 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

...CHEGAMOS na “semana mágica” para amantes dos vinhos. A Páscoa e os dias que a antecedem compõem um dos períodos de maior consumo de vinhos no Brasil. Momento em que a bebida, representação do sangue de Cristo conforme a tradição, toma praticamente todas as mesas e protagoniza as mais variadas combinações.


Uma das harmonizações mais clássicas desse período é o bacalhau, entretanto, uma dúvida sempre surge: qual vinho combina mais com bacalhau? Branco ou tinto?


Com um gosto intenso, mas não tanto como as carnes bovinas, o bacalhau se torna mais adequado a vinhos brancos com um grande nível de estrutura, preferencialmente até com afinamento em carvalho, normalmente os Chardonnay da California têm todas essas características, são aromáticos, mas delicados na boca, o que acompanharia uma boa parte dos pratos de bacalhau.


Outra proposta, muito apreciada em Portugal, é o vinho tinto com bacalhau. Como eles mesmos dizem, bacalhau não é peixe, mas a combinação pede um certo cuidado, pois os vinhos tintos têm componentes que não convivem bem com sal e nem com a mineralidade do mar. Um estilo bom são os vinhos com baixo tanino, como os vinhos de uvas Merlot, Carmenere e Pinot Noir. Boa Páscoa!

 

FICA A DICA

A harmonização é a técnica de combinação vinho versus alimento, em que os dois devem ter sua ocasião de abrilhantar o momento e proporcionar uma sensação de satisfação maior do que o consumo dos dois produtos independentes. Mesmo sendo um peixe, o dogma da enologia de que vinhos brancos são para peixe e os tintos são para carne cai definitivamente por terra. A harmonização é realizada no cérebro e não deve se ater as cores da carne, mas, sim, à intensidade e estrutura da matéria e a sua forma de produção.


O PEIXE E A SALGA

O Gadus Morhua é um peixe originário da Noruega, mas foi muito conhecido a partir das grandes navegações portuguesas pela sua técnica de salga. A sua vida útil era prolongada, mas sempre tinha um interferente gustativo difícil, o sal. Peixe com grande textura, formação de lascas e muito fibroso, é preciso para sua apreciação um vinho de uma equivalente estrutura e personalidade.

 

Gabrielle Zaranza

TAGS