Logo O POVO+
Espaços públicos de Fortaleza vão virar estacionamento
Foto de Raone Saraiva
clique para exibir bio do colunista

Editor-executivo de Economia, é especialista em Teorias da Comunicação e da Imagem pela Universidade Federal do Ceará e mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza. É vencedor de vários prêmios de jornalismo, como o Petrobras, Anac e ABCR.

Espaços públicos de Fortaleza vão virar estacionamento

Até o fim deste mês, a Prefeitura de Fortaleza pretende lançar edital de licitação para transformar espaços públicos em estacionamentos privados, com vagas para cerca de mil veículos. Serão cedidas à empresa vencedora do certame sete áreas, sendo a maioria debaixo de viadutos. Entre os locais já confirmados, estão: os viadutos das avenidas Aguanambi, Engenheiro Santana Júnior, Mister Hull e os bolsões da Praia do Futuro. Os outros três lugares deverão ser definidos nos próximos dias.

 

Vence a licitação a empresa que estiver disposta a pagar mais pelo aluguel mensal dos espaços, cuja proposta mínima será de R$ 15 mil. O contrato terá vigência de 12 meses, podendo ser renovado por até cinco anos. Após o término do prazo, uma nova licitação precisará ser feita para dar continuidade ao negócio.

 

A expectativa é que os equipamentos comecem a funcionar até o fim de março de 2019. Os valores cobrados aos clientes serão definidos pela empresa vencedora, que também ficará responsável por equipar e padronizar as áreas. O projeto é tocado pela Coordenadoria de Fomento à Parceria Público-Privada e Concessões, que tem como objetivo apresentar novas oportunidades de negócios e desenvolver arranjos público-privados entre a Prefeitura e o setor empresarial. A cessão dos espaços não vai gerar nenhum custo para o Município.

 

A ideia é que o dinheiro arrecadado com as mensalidades seja destinado a melhorias urbanas nas vias localizadas no entorno dos estacionamentos, como manutenção do asfalto e canteiros centrais.

 

De acordo com a Prefeitura, o projeto busca dar bom uso a áreas que, muitas vezes, encontram-se degradadas e/ou desocupadas. Além de ampliar a oferta de vagas para veículos em Fortaleza e incentivar preços mais competitivos em razão do aumento da concorrência. O lançamento do edital depende apenas da finalização das plantas arquitetônicas dos estacionamentos.

 

Foto do Raone Saraiva

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?