PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Férias e rotina combinam?

2019-01-13 00:00:00
Tempo de férias e muitas rotinas vão por água abaixo, não é mesmo? As crianças aproveitam o tempo sem aula para relaxar, se divertir e descansar, o que acaba mudando - e muito - suas rotinas. É até aceitável algumas situações ficarem mais flexíveis, negociáveis, mas algumas não podem sair tanto da rotina comum, pois, segundo especialistas, hábitos muito diferentes como o do sono irregular e refeições são o suficiente para que o organismo sofra consequências mais tarde, já que o corpo estava acostumado com uma outra rotina. Por isso, é importante manter os ponteiros do relógio biológico, principalmente na hora de dormir e comer, mesmo durante as férias.

 

O segredo, então, é manter o equilíbrio e o bom senso na hora de pensar nas atividades das férias das crianças. Não precisa seguir exatamente a rotina de um dia comum de atividades e pode deixar que elas aproveitem os dias de folga com bastante diversão e atividades bem diferentes. Porém, procure manter um horário regular pelo menos para dormir e comer, mesmo que sejam diferentes dos habituais, para que assim, problemas futuros no retorno às aulas sejam evitados.

 

Na hora do sono: Incentive a realização de atividades mais calmas durante a noite, como ler um livro ou se divertir com histórias em quadrinhos.

 

Na hora de comer: É importante que as refeições sejam realizadas nos horários certos, pelo menos, as três principais do dia: café da manhã, almoço e jantar. Também é importante dar continuidade a uma dieta balanceada, com o consumo de todos os nutrientes, como proteínas, ferro e carboidratos.

 

Você verá que, ao retornar o período de aula, tudo ficará mais tranquilo. Outra dica importante é organizar para que as crianças voltem ao horário correto de dormir e também de acordar uma semana antes do fim das férias. Vá ajustando os horários um pouco a cada dia, até que a hora habitual se assemelhe à da rotina das aulas.

 

Assim, todos aproveitam o período das férias com alegria, energia e voltam ao cotidiano de forma natural e sem sofrimento.

 

QUERO FAZER ORIGAMI

 

Crianças adoram aprender novas atividades, principalmente quando podem se divertir ao mesmo tempo. Essa é a proposta do novo livro da Catapulta Editores, o "Quero fazer Origami", ensina os pequenos a arte de transformar um simples papel numa dobradura.Neste exemplar, a criança poderá acompanhar um personagem, que é um papel que vai se transformando em variados animais, objetos e plantas, explicando o passo a passo de cada montagem ao longo das 72 páginas. Indicado para crianças com idade a partir de 8 anos.

Preço médio: R$ 69,90.

Paula Naddaf

TAGS