Você já abraçou seu filho hoje?
PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

Você já abraçou seu filho hoje?

2018-12-30 00:00:00
NULL
NULL
[FOTO1]

Nós pais, temos uma missão muito complexa, que apoiada pela escola, se torna mais completa e viável. Ensinar e educar os filhos vai além de disciplinar. É importantíssimo estimular todos os sentidos da nossa criança, principalmente, de zero a seis anos, desenvolvendo atividades de acordo com sua história de vida, seu ritmo e seu desenvolvimento. Devemos lhes proporcionar momentos de experiências variadas, sempre acompanhadas com o brincar, com o carinho, afeto e a cumplicidade. Os estímulos, nos primeiros anos do desenvolvimento infantil, são decisivos e fundamentais para a formação de sua personalidade, proporcionando uma vida adulta com qualidade, equilibrada e produtiva.

 

Os primeiros anos da infância são primordiais para que a criança esteja em um ambiente estimulador, prazeroso e lúdico, com oportunidades para desenvolver seus sentidos e habilidades. Quanto mais ela participa das experiências físicas, afetivas e sociais, maiores serão o enriquecimento e desenvolvimento de sua inteligência. A criança quando estimulada se torna mais ativa, dinâmica, criativa, emocionalmente equilibrada e saudável, e passa a realizar melhor as atividades propostas, a encontrar soluções e a apresentar uma boa socialização. A falta dos estímulos ou estímulos inadequados, nesta fase, podem trazer prejuízos e perda de experiências e oportunidades.

 

Os estudos científicos (nesse caso que vou apresentar abaixo foram realizados pela Johnson&Johnson;) apontam que aos três anos de idade o cérebro da criança já está 85% formado, e sugerem que durante esse período, o estímulo sensorial traz diversos benefícios para o seu desenvolvimento saudável e feliz. Alguns dos benefícios cientificamente comprovados do estímulo aos sentidos são:

 

Olfato

Nos estudos, bebês que tomaram banho utilizando um produto com fragrância apresentaram 30% mais sinais de envolvimento com seus pais após o banho e passaram aproximadamente 25% menos tempo chorando antes de dormir, em comparação com bebês que tomaram banho com um produto sem fragrância;

 

Tato

Os pesquisadores descobriram que bebês que tiveram uma rotina do toque e massagem frequente melhoraram o desenvolvimento cognitivo, aumentaram seu estado de atenção e vigilância, foram 50% mais propensos a fazer contato visual e três vezes mais propensos a ter uma expressão social mais desenvolvida (sorrir, estabelecer contato visual);

 

Audição

Estudos mostram que falar com o bebê pode ajudar no aprendizado, já que aqueles expostos a conversas têm vocabulários maiores aos 2 anos de idade. Se conversar já traz benefícios, está comprovado também que brincar com músicas e cantar durante o banho pode estimular partes do cérebro responsáveis pela memória;

 

Visão

Brincadeiras com bolhas de sabão durante o banho podem ajudar o bebê a desenvolver a coordenação e descobrir a existência de objetos, mesmo quando estes não são vistos. A propósito, brincar com a água na banheira também tem seu benefício, já que os respingos ajudam a ensinar aos bebês a relação de causa e efeito.

 

Então, vamos aproveitar todos os momentos com nossos filhos, abraçar, beijar, tocar! O toque diz pro outro: "_Você é importante pra mim!" Os estímulos multissensoriais colaboram em todos os aspectos num círculo virtuoso para um desenvolvimento saudável e completo da criança.

 

Paula Naddaf

TAGS