Timidez é uma característica, mas pode ser superada
PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

Timidez é uma característica, mas pode ser superada

2018-11-18 00:00:00
NULL
NULL
[FOTO1]

Você sabia que a timidez é passível de ser mudada? Agora saiba também que temos muita responsabilidade no desenvolvimento desta característica ou não, pois o ambiente familiar é um dos principais fatores que influenciam na timidez de uma criança. Também tem a genética e a personalidade, mas o ambiente é o mais forte dos três. Então aqui vão algumas dicas para evitar que a criança se torne tímida de forma prejudicial ao seu desenvolvimento e interação social:

 

1 NÃO compare sua criança com a criança do vizinho, ou do seu amigo, ou com seu irmão, especialmente quando o motivo da comparação é uma habilidade ou atributo físico que a mesma não possui.

 

2 NÃO cubra-a de elogios por qualquer motivo, de modo que cresça ofuscada pelo mimo e caprichos caseiros, ocultando assim suas falhas, suas limitações de qualquer natureza, assim ela ficará surpresa quando o mundo lá fora lhe fizer críticas. 

 

3 NÃO revele, diante dos seus colegas, mesmo em tom de brincadeira, situações que lhe sejam embaraçosas, especialmente aquelas pequenas manias que ela tenta a todo custo esconder de todos. Pode ser também suas pequenas preferências, que antes eram apenas segredos caseiros. 

 

4 NÃO obrigue-a a ser irreverente, mesmo que isso seja contrário ao seu temperamento, obrigando-a a se comportar como a mais extrovertida da classe ou da rua onde mora. Esse é um indício claro de que seu comportamento, aquilo que representa seu modo natural de "ser", seja ele qual for, é considerado uma anomalia, uma deformação.

 

5 NÃO defina a beleza como sendo uma obrigação. Se assim fizer, ela poderá, ao olhar-se no espelho se comparando com a evidente beleza das outras, ao sentir-se na impossibilidade de imitá-las, acreditar que é feia e sem valor.

 

6 NÃO ignore seus talentos naturais, ofuscando-os, ao preferir as qualidades dos outros, sempre tomando como referência os mais hábeis, os vencedores de fora, os famosos. 

 

7 NÃO faça-a sentir-se embaraçada na frente dos amigos ou convidados, com comentários jocosos, citando o modo como se veste, como anda, como fala, seus gostos pessoais, cacoetes.

 

8 NÃO menospreze suas opiniões, mesmo sabendo que uma criança ainda carece de experiência para tê-las com coesão.

 

9 NÃO esconda-lhe ou ignore suas limitações e suavize suas falhas, assim, ao entrar em contato com o mundo real, longe do seguro ambiente do lar, não se sentirá humilhada e naturalmente fraca ao lidar com críticas e questionamentos. 

 

Fonte: portal Mundo Simples 

 

PARA LER

 

Vencendo a timidez_

Neste livro, o autor Bernardo Carducci busca mostrar as causas da timidez na infância, porque as crianças simplesmente 'não a superam' e por que é crucial tratar da timidez desde cedo; a dinâmica familiar que pode estar desencadeando secretamente a timidez; porque a timidez pode levar os adolescentes a ter um comportamento rebelde ou sarcástico. A obra também apresenta planos personalizados com o intuito de facilitar e superar o primeiro dia em uma nova escola; o encontro com parentes em reuniões de família; práticas esportivas, entre outras situações. Preço médio: R$75.

 

 

Paula Naddaf

TAGS