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Lancheira saudável, criança feliz!

Fim do ano escolar, Natal, réveillon, férias e o desafio de manter uma alimentação saudável
00:00 | Nov. 11, 2018
Autor O POVO
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Tipo Notícia

O final do ano está chegando, mas não vamos deixar a peteca cair no quesito alimentação saudável dos nossos filhos, lembrando que é na infância que os hábitos alimentares são construídos, portanto, capriche na lancheira do seu pequeno e durante as férias tente seguir uma rotina alimentar equilibrada.

 

O lanche na escola é uma refeição diária e merece nossa devida atenção. Pense em lanches saudáveis e atraentes, fazendo combinações harmônicas, práticas, rápidas e nutritivas. E, claro, levando em conta o período (manhã ou tarde) em que a criança estuda e a refeição que fez antes de ir para escola. Pensando nisso, compartilho com vocês cinco dicas de itens que podem compor a lancheira do seu filho, dadas pela nutricionista da Snack Saudável, rede delivery de lanches saudáveis para crianças, Yara Larissa:

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Bolo caseiro_

Quem disse que bolo não pode ser opção saudável para as crianças? Mas nada daqueles cheios de confeito e chantilly. As melhores opções são os famosos "bolos de avó", de sabores como cenoura, laranja, banana, milho e cacau. Na hora de adoça-los, vale dispensar o açúcar refinado (sacarose) optando pela adição de frutas desidratadas a receita, como: uvas passas, banana madura, tâmara e ameixas desidratadas, pois contém alto teor de fibras e açúcar natural, e para substituição das recitas tradicionais utilizar com moderação o açúcar de coco, orgânico ou demerara.

 

Cookies_

Dentre os sabores de cookies que normalmente agradam as crianças, estão os de banana e aveia e os de cacau. No caso do segundo, o bom é apostar em opções mais saudáveis que substituam o chocolate tradicional, como cacau em pó e nibs de cacau para dar mais sabor à massa. Para complementar, vale acrescentar oleaginosas como castanhas e o coco.

 

Sanduíche com patê_

Não tem merenda mais fácil do que o sanduíche integral, mas é preciso ter cuidado na hora de montá-lo. O melhor é apostar em patês caseiros,como de frango com cenoura e de ricota com cheiro verde e ervas finas. É importante investir em uma lancheira térmica para garantir a conservação do alimento.

 

Salada de frutas

Crianças adoram açúcar, mas, ao invés de chocolates e balas, é bom criar nelas o hábito de comer frutas - opção mais saudável e que pode satisfazer o paladar infantil. Portanto, uma salada de frutas é uma boa opção para a lancheira. Vale acrescentar alguns ingredientes como mel orgânico, lascas de castanhas e amêndoas.

 

Tortinhas caseiras

Para quem tem o dia corrido e dificuldade para pensar na alimentação todos os dias, as tortas caseiras podem ser uma ótima solução: basta separar um dia para o preparo de algumas opções. Dentre os sabores recomendados por Yara Larissa, estão legumes, pois contém uma variedade de fibras, vitaminas e minerais essenciais ao desenvolvimento e funcionamento adequado do organismo- dando preferência àqueles já consumidos pela criança -, carne bovina ou frango com brócolis, abobrinha, cheiro verde, couve e cenoura. Para os pequenos mais resistentes ao consumo de legumes e hortaliças, a nutricionista recomenda o acréscimo de cenoura, abobrinha, entre outros, à própria massa, através deste método, de forma imperceptível ao paladar, a preparação se tornará mais nutritiva.

 

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