As fases na vida de cada criança
PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

As fases na vida de cada criança

2018-10-21 00:00:00

Hoje continua sendo o dia delas! É outubro, o mês das crianças! E assim será desde seu nascimento até aproximadamente seu décimo segundo ano, de  acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente.

 

E o que podemos dar de melhor para nossos filhos é investir em uma infância bem acompanhada, estimulada e vivenciada!

 

A infância é uma etapa riquíssima do desenvolvimento humano. Cheia de mudanças e marcada por grandes transformações. É nesta fase que se criam os alicerces e as bases para o desenvolvimento de uma personalidade equilibrada e saudável. É na infância que se aprende sobre o mundo, sobre as noções básicas da vida. Vale ressaltar que cada criança tem seu ritmo de desenvolvimento, sendo extremamente importante que ele seja respeitado e considerado.

 

Desenvolvimento se difere de crescimento, pois este último está relacionado ao tamanho e à fisiologia do corpo físico, ou seja, abrange o comprimento e altura da criança, assim como seu peso por exemplo. Já o desenvolvimento está relacionado ao aprendizado.

 

Para entender um pouco mais de como se dá esse processo de desenvolvimento, deixo aqui as fases estipuladas por um dos autores de maior referência no tema, Jean Piaget.

 

Estágio Simbólico
 

De 2 a 7 anos de idade

A socialização da criança e dá a partir do seu desenvolvimento da linguagem escrita (desenhos) e verbal (frases cada vez com mais palavras, além das dramatizações). O pensamento nessa fase é egocêntrico, centrado nela mesma.

Estágio sensório motor.
 

De zero a 2 anos de idade.

Início do desenvolvimento das coordenações motoras. As crianças aprendem a diferenciar objetos do próprio corpo. O pensamento é mais palpável, está vinculado ao concreto, sendo sua inteligência prática.
 

Estágio das Operações Concretas
 

De 7 a 11 anos de idade

A criança continua bastante egocêntrica, ainda tem dificuldade de se colocar no lugar do outro. Sequência do desenvolvimento intelectual, já apresentando lógica, desde que em situações concretas.

Estágio das Operações Formais
 

A partir dos 11 anos de idade

A linguagem tem um papel importante na comunicação e socialização. Fase de transição para a vida adulta, rica em criações e desenvolvimento do pensamento mais amplo, carregado por experiências vividas e inferências.

Paula Naddaf

TAGS