PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Vamos falar sobre bullying?

2018-07-29 00:00:00
NULL
NULL
[FOTO1]

De acordo com o dicionário Michaelis, bullying é: "ato agressivo sistemático, envolvendo ameaça, intimidação ou coerção, praticado contra alguém, por um indivíduo ou um grupo de pessoas. Ocorre geralmente em escolas, porém pode ser praticado em qualquer outro local. Trata-se de ação verbal que pode, em situações extremas, evoluir para agressão física."

 

Após essa definição gostaria de começar nossa conversa dizendo que o bullying não é normal, não faz parte de "ser criança" ou "crescer", não torna as crianças "mais fortes". Antes de falar com seus filhos sobre bullying é importante que vocês conheçam esta realidade e saibam exatamente o que ela significa. Muitas vezes também acontece de superfaturarmos algumas situações e acharmos que toda agressão é bullying. É importante saber que todo bullying é uma agressão, mas nem toda a agressão é classificada como bullying. Para ser dada como bullying, a agressão física ou moral deve apresentar algumas características: a intenção do autor em ferir o alvo, a repetição da agressão, a presença de um público espectador e a concordância do alvo com relação à ofensa.

 

O que podemos fazer em relação ao bullying?

- Entender bem o que é e ajudar os filhos a compreender também que essa situação é inaceitável.

- Falar abertamente sobre o assunto.

- Ajudar os filhos a se defenderem de forma segura e a procurar ajuda.

- Ensinar a denunciar uma situação de bullying.

- Manter uma comunicação e um diálogo aberto com os filhos.

 

PARA LER E ASSISTIR

 

 Extraordinário_

"Extraordinário" é um livro que conquistou diversos públicos e foi adaptado para o cinema ainda em 2017! Aproveite para ler o livro e conhecer essa história inteligente, sensível e leve, que traz mensagens sutis e humanas, deixando uma verdadeira lição de vida sobre respeito e amor ao próximo. De leitura dinâmica, prazerosa e envolvente, "Extraordinário" conta a história de August Pullman, o Auggie, uma criança que nasceu com uma séria síndrome genética que o deixou com deformidades faciais, fazendo com que ele passasse por diversas cirurgias e complicações médicas ao longo dos seus poucos anos de vida. Auggie foi educado em casa até os 10 anos, quando começou a frequentar o quinto ano em uma escola de verdade. Ser o aluno novo não é fácil, mas com um rosto tão diferente pode ser ainda mais difícil! Auggie vai ter que convencer seus colegas do colégio particular de Nova York que, apesar de sua aparência diferente, ele é um menino igual a todos os outros.

"Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo" - August Pullman, Extraordinário.

 

Paula Naddaf

TAGS