PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

"Filho, eu estou com câncer"

2018-04-08 00:00:00
NULL
NULL
[FOTO1]

DIÁLOGO EM FAMÍLIA_


Hoje é o Dia Mundial de Combate ao Câncer. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para que organizações ao redor do planeta se reúnam em prol da prevenção dos vários tipos de câncer, além de dar força aos pacientes que lutam contra a doença. Acredito que um dos maiores desafios que uma pessoa que recebe um diagnóstico de câncer precisa enfrentar é saber como e quando contar para os familiares, amigos e principalmente para os filhos.


O mais importante é que você seja honesto com seus sentimentos e fale apenas quando se sentir preparado. Querer poupar um filho de sofrimento é o desejo de todo pai e mãe, mas existem situações em que isso é inevitável, como neste caso. Confira dicas de como tratar o assunto com crianças:


1_ Seja direto e aja com naturalidade.


2_ Mantenha um ambiente de confiança em casa, falando a verdade e deixando o diálogo aberto para perguntas.


3_ Não tenha problemas em mostrar seus sentimentos para a criança, mas tome cuidado para não torná-la sua fonte de apoio principal, pois ela não tem condições de ser.


4_ Mostre também sua força de vontade em vencer a doença.


5_ Procure manter a rotina da criança, pois isso a deixará segura.


6_ Conte para as pessoas que convivem com seus filhos. Elas precisam estar cientes caso percebam alguma mudança de comportamento deles e ainda podem ajudar em muitos momentos.


7_ Procurem realizar atividades de lazer em família, afinal momentos de distração são importantes para todos.

 

PARA LER E VER

 

Mamãe tem câncer_

O livro conta a história das famílias de Jano e Spero, dois amigos que se conhecem na escola desde o início da Educação Infantil e cujas mães se descobrem com câncer. A médica oncologista Ana Carolina Leite Gifoni percebeu que a relação entre a mãe-paciente e os filhos merece especial atenção por parte dos profissionais e demais adultos envolvidos.

 

Cinema: Pedro coelho_

A eterna disputa entre Pedro e o Sr. McGregor (Domhnall Gleason) pelo tesouro em vegetais que está enterrado em seu jardim proibido; fica ainda mais intensa quando ambos passam a brigar pela atenção da vizinha bondosa e amante dos animais (Rose Byrne). Em cartaz nos cinemas da cidade.


* Confira a programação das salas de cinema no Caderno Populares.


NOSSA AGENDINHA


CIRCO PORTO RICO (ATÉ 28 DE ABRIL)

O Circo Porto Rico traz toda a magia do picadeiro para o RioMar Kennedy. Em temporada até 28 de abril, a trupe gaúcha vem encantando a plateia com apresentações de malabaristas, trapezistas, palhaços, globo da morte com cinco motoqueiros, Homem Pássaro, Homem Aranha e mastro chinês.

Horário: terça a sexta, às 20h30, e aos sábados, domingos e feriados, em duas sessões, 18h e 20h30. Local: Estacionamento Externo – RioMar Kennedy Telefone: (88) 99769.2232.


PILOTINHOS

O espaço de diversão Pilotinhos traz várias réplicas de carros e motos para os pequenos. Fica no Piso L1, próximo à loja Kalunga. O funcionamento é de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 14h às 21h. Horário: segunda a sábado, das 10h às 22h; e aos domingos e feriados, das 14h às 21h. Local: Piso L1, próximo à loja Kalunga - RioMar Kennedy). Ingressos: R$15 (10 minutos), já incluso monitores.

Fone: (85) 3089-0909

 

Paula Naddaf

 

Gabrielle Zaranza

TAGS