PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

O Cenário da Série B

2017-10-26 01:30:00

QUEM DISPUTA O ACESSO
 

Paraná, América-MG, Ceará, Vila Nova e Oeste disputam as três vagas restantes para ascender à Série A do Campeonato Brasileiro. O Internacional de Porto Alegre já tem a sua assegurada. É sempre assim! Qualquer grande do Sul ou Sudeste quando desce volta no ano seguinte.
 

A TV Globo distribuiu este ano quase R$1,3 bilhão entre os clubes da Série A — 80% do total foi para Flamengo, Corintians, São Paulo, Palmeiras, Vasco, Santos, Fluminense, Botafogo, Atlético-MG, Cruzeiro e Grêmio. O Inter, mesmo na Série B, recebeu.
 

Quem sobe para a Primeira Divisão corta um dobrado para se manter. A distribuição de cotas pelos clubes é o reflexo da centralização e do elitismo que impera no País. Quem sobe e consegue ficar entre 13º e 16º lugar já terá feito um grande campeonato.
 

Tenho visto diversos jogos da Série B com a atenção voltada especialmente para as partidas de seis pontos, que envolvem os clubes que têm chances para subir. O placar 1 a 0 tem sido frequente e, na minha leitura, os técnicos adotam tática e estratégias semelhantes.
 

Quem tem o mando do campo propõe o jogo marcando a saída de bola do adversário no campo deste. Para evitar qualquer erro, a equipe sufocada faz a ligação direta. A bola geralmente vai e volta e nesse momento os jogadores se posicionam atrás da linha da bola para defender.
 

Quando alguém faz gol o jogo melhora, porque a equipe que tinha menor posse de bola corre atrás do resultado e empurra seus jogadores para a frente na busca do empate. A equipe que tem a vantagem no placar se fecha e passa a explorar o contra-ataque.
 

Enquanto não sai o primeiro gol é uma dificuldade entrar numa defesa onde os dez jogadores formam três linhas defensivas. A primeira com dois jogadores, a segunda com quatro e a terceira linha também com quatro, fazendo um 4-4-2. Às vezes faz um 4-5-1.
 

O Ceará, um dos candidatos a subir para a Primeira Divisão, marca no 4-5-1, na intermediária do adversário. Quando corre atrás do resultado, avança e marca dentro do campo adversário, mas, como os outros concorrentes, também prefere fazer um gol e jogar de contra-ataque.

Sérgio Redes

TAGS