PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Quanto vale o Porto do Pecém?

2017-12-07 01:30:00
NULL
NULL

[FOTO1]
O advogado e presidente da Câmara Temática de Comércio Exterior e Investimento Internacional do Ceará, Rômulo Alexandre Soares, tem chamado a atenção para os possíveis resultados da alteração jurídica na Companhia de Integração Portuária do Ceará (Cearáportos).


Na visão do advogado, há uma valorização maior da companhia, que possui terminal privado com 9 piers; ZPE com área superior a 5 mil hectares; ramal para a Transnordestina; siderúrgica; usinas termelétricas e eólicas; dezenas de indústrias e planos para implantação de terminal de combustíveis e refinaria.


Com todos esses equipamentos, o Porto do Pecém deve valer bilhões, mas os estudos de avaliação ainda não foram concluídos.

PARÂMETRO


PORTO DE AÇU


Rômulo Alexandre sugere que um dos parâmetros de comparação com o Pecém poderia ser o Porto Açu, no Rio de Janeiro, que também fechou parceria com o Porto de Antuérpia. Pelos dados de consultorias especializadas, o valor seria de US$ 7,8 milhões, sendo adquirido 1,176% do capital do Porto Açu por US$ 10 milhões.


Detalhe: o Ministério da Indústria e Comércio aprovou ontem a criação de uma ZPE no Porto de Açu. No caso do Ceará, a ZPE está funcionando e possui empresas de porte.

FINANCIAMENTO


REFINARIA NO CEARÁ


O governo do Ceará assinou ontem memorando de entendimento com o Banco de Desenvolvimento da China (CDB). Essa seria uma primeira etapa para o financiamento do projeto de instalação da empresa chinesa Meheco (Medical Health Company) e também da refinaria. O fato representa mais um marco na tentativa de implantação de um projeto sonhado há mais de 30 anos.
Embora esse modelo de desenvolvimento possa ser considerado ultrapassado em relação às novas necessidades de emprego e a nova estrutura global, onde o petróleo não tem mais o mesmo peso do que ocorria há três décadas, ele representa uma vitória e a criação de uma melhoria de resultados diante do cenário atual.

CSP


IMPACTO NA ECONOMIA


Os números da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) impressionam: 3 milhões toneladas de aço produzidas desde o início dos testes da usina, em junho de 2016. O resultado supera as expectativas de 2,7 milhões de toneladas de placas exportadas, o que já era bastante considerável.


SELIC

 
TAXA BÁSICA DE JUROS DE 7%


A queda da taxa de juros básica (Selic) para 7% é certamente uma vitória, mas a redução de 0,5 ponto percentual não é suficiente para fazer a economia entrar nos eixos. Para que essa redução de índices possa chegar ao consumidor, os bancos terão que rever seus lucros.

CEGÁS

 
RESPONSABILIDADE SOCIAL


O presidente da Cegás, Hugo Figueirêdo, e representantes de projetos selecionados pelo Programa Cegás de Responsabilidade Social assinaram ontem contrato, durante evento no auditório do Centro Empresarial Iguatemi, onde funciona a sede da empresa.

Foram inscritos 58 projetos, dos quais 12 conseguiram sua aprovação.

RIOMAR


DIVERSÃO COM PAPAI NOEL


O Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM) e os shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy promoverão duas ações natalinas nos dias 12 e 14 de dezembro, respectivamente. Irão receber crianças de 4 a 10 anos de idade de associações e escolas públicas para visitar o Papai Noel, com direito a sessão de fotos e presentes.

TV


O POVO ECONOMIA


O POVO Economia desta semana entrevista a coordenadora de Cadastramento Ambiental Rural no Ceará, Tereza Farias; o gerente da Cooperativa de Crédito Mútuo dos Servidores Públicos do Ceará (Sicoob), Robernylson da Silva Oliveira; o diretor-criativo da Agência Baladeria, Alex Façanha; e o diretor da cervejaria artesanal Cinco Elementos, Eduardo Holanda. O programa será exibido hoje, às 23 horas, na TV O POVO (UHF/aberta – 48; Multiplay – 23; NET – 24).

A taxa de juros não é o preço que equilibra a demanda de recursos para investir e a propensão de abster-se do consumo imediato. É o preço mediante o qual o desejo de manter a riqueza em forma líquida se concilia com a quantidade de moeda disponível”
John Maynard Keynes (1883-1946), economista britânico

RÁDIO


O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5) a partir das 14 horas. Destaque para o quadro “Sobe e desce da economia”, com o jornalista Nazareno Albuquerque.

FACEBOOK


Curta a nossa página: facebook/ opovocbn

TV


Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: tv.opovo.com.br/ opovoeconomia. 

TAGS