PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

2017 de superação no comércio

01:30 | 06/12/2017

O Natal criou um ambiente melhor para o comércio que já pode ser percebido na movimentação dos shoppings e Centro. Segunda-feira, durante o “Jantar do Boi”, organizado pelo Sindicarnes e que reuniu várias lideranças do setor, a superação das dificuldades era ressaltada.

O presidente do Sindicarnes-Ceará, Francisco Everton da Silva, destacou os resultados do trabalho deste ano, mesmo com os prejuízos gerados pela crise. O presidente do Sindilojas, Cid Alves, manteve o mesmo tom do discurso, destacando que o comércio vem reagindo e que a economia é formada por ciclos de expansão e de retração, mas que não se pode desistir no meio do caminho. “As notícias ruins desestimulam”, acrescentou.

O presidente em exercício da Fecomércio-CE, Maurício Filizola, reforça que os números comprovam uma nova fase de melhora de resultados, com mais de 55 % da população mostrando interesse em comprar e a perspectiva de se movimentar R$ 290 milhões neste final de ano.

Embora os números mostrem uma melhora, os empresários acreditam que o momento é de acreditar em um novo ciclo de crescimento; mas sem grande euforia, como aconteceu entre 2001 e 2010, considerada a década do varejo..

PREVIDÊNCIA

PAUTA TRAVADA

O Governo Federal tem feito um esforço para votar a reforma de Previdência ainda este ano e evitar as pressões eleitorais de 2018.

Essa tem sido a prioridade também de muitos parlamentares, o que tem travado a votação de outros projetos.

POLÍTICA

VISÃO EMPRESARIAL

Na avaliação de alguns empresários que foram segunda-feira à Federação das Indústrias (Fiec) ouvir o ex-ministro Ciro Gomes, uma coisa ficou clara: a articulação da família Ferreira Gomes em torno de suas alianças.

A estratégia é lida da seguinte forma: enquanto um deles constrói alianças, outro abre posição oponente para deixar clara a margem de discordância e possíveis rompimentos.

ORGANIZAÇÃO 1

CONOTEL EM FORTALEZA

Fortaleza receberá em 2018 a 60ª edição do Congresso Nacional de Hotéis - Conotel. Esta semana, os organizadores do evento, realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH nacional), estiveram na capital cearense conferindo a estrutura e detalhes do planejamento. Serão mais de três mil hoteleiros visitando Fortaleza em maio.

ORGANIZAÇÃO 2

GOVERNO E EMPRESÁRIOS JUNTOS

Essa é a primeira vez que o Conotel será realizado fora de São Paulo, depois de 55 anos em que a capital paulista sediava o evento.

A proposta da ABIH Nacional é passar a realizar o congresso de forma itinerante, com o objetivo de facilitar o acesso dos pequenos e médios empresários a novas tecnologias, sem precisar se deslocar da sua cidade.

Manoel Cardoso Linhares, próximo presidente da ABIH Nacional, explica que Fortaleza foi escolhida para o evento graças a uma ação consorciada de várias pessoas, como os secretários Arialdo Pinho, Alexandre Pereira e Régis Medeiros, e do presidente da ABIH-Ceará, Eliseu Barros.

PORTO

EXPORTAÇÃO DE PÁS EÓLICAS

O volume de exportações de pás eólicas tem aumentado no Porto do Pecém. Somente este ano, de janeiro até agora, 305 unidades de pás eólicas foram embarcadas.

O equipamento é utilizado na montagem de aerogeradores (equipamento de geração de energia eólica) e vem sendo exportado para Alemanha, Estados Unidos e Grã-Bretanha. No Brasil, o uso da geração eólica tem crescido através de usinas espalhadas principalmente pelo litoral, e o Ceará está entre os quatro maiores produtores do País.

GREGORIO GUTIÉRREZ

NOVO PRESIDENTE DA DIAGEO

A Diageo, empresa controladora das marcas Ypióca, Smirnoff, Johnnie Walker e Tanqueray, e líder no segmento de bebidas alcoólicas premium, tem novo presidente. Foi anunciado ontem o nome do colombiano Gregorio Gutierrez, que comandará a região chamada de “PUB” (Paraguai, Uruguai e Brasil).

Com experiência em vários mercados, entre eles o brasileiro, Gregorio iniciou sua trajetória na Diageo como vice-presidente de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios para a América Latina e Caribe.

As mudanças, segundo informações da companhia, não alteram os planos de permanecer investindo no Ceará, onde é mantida a operação da Ypióca Industrial e Agrícola.

Os filósofos limitaram-se a interpretar o mundo de diversas maneiras; o que importa é modificá-lo”

Karl Marx (1818 – 1883), filósofo alemão

RÁDIO

O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5) a partir das 14 horas. Destaque para o quadro “Atacado e Varejo”, com o jornalista Eliomar de Lima.

FACEBOOK

Curta a nossa página: facebook/ opovocbn

TV

Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: tv.opovo.com.br/ opovoeconomia.