PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Sesi e Senai terão gatilhos de gastos

2017-11-10 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

O Sesi e o Senai do Ceará terão, a partir de agora, um teto para realizar investimentos.


Foram assinadas ontem duas resoluções dos conselhos de ambas as casas, determinando a apresentação de resultados para a realização de novos gastos.


O Sesi trabalhará com uma margem de resultados de 110% para efetuar novas despesas; o Senai, de 100% sobre o seu orçamento. Esses percentuais de sustentabilidade terão de ser apresentados sobre a receita própria de cada entidade. Somente com essas metas atingidas será possível, daqui por diante, realizar novos investimentos.


O mecanismo aprovado ontem está sendo chamado de “gatilho” e pretende garantir a independência de ambas as entidades em relação ao compulsório do Sistema S. Seria uma forma de preparação das instituições para uma eventual perda dessa receita, o que vem sendo ameaçado já há algum tempo através dos discursos de alguns parlamentares.


RECEITA X DESPESA 1


CRIAÇÃO DE LIMITES


A ideia de criação desses tetos de gastos partiu do presidente dos conselhos de ambas as casas e também presidente da Fiec, Beto Studart, e foi prontamente atendida. Atualmente, o Sesi tem 104% de sustentabilidade e o Senai, 86%.


Com os limites agora estabelecidos, o Sesi arcará com todos os seus gastos através de sua própria receita e ainda apresentará um resultado 10% superior ao seu orçamento, garantindo uma reserva.


A superintendente do sistema Fiec, Juliana Guimarães, explica que essas diretrizes determinam parâmetros de atuação e limites. “Há um empoderamento do conselho para criar controles, e não só deliberações”, acrescenta


RECEITA X DESPESA 2


ENTIDADES TERÃO TETO PARA CONTRATAÇÃO


As novas resoluções também apresentam outra novidade: os investimentos em contratações de pessoal estão limitados a 2% do quantitativo de funcionários da folha das entidades ao ano.


Caso ultrapasse esse limite, novas contratações terão de ser submetida ao conselho. Esse ponto mostra a clara intenção de manutenção de quadros de funcionários enxutos.

 

RECEITA X DESPESA 3


EFEITO DOMINÓ DE DEMISSÕES


Vale lembrar que ambas as entidades e a própria Fiec passaram recentemente por um processo severo de demissões. Pelo que se comenta, mais de mil pessoas foram dispensadas das três instituições durante essa gestão.


Com as medidas, até o presidente das entidades não terá mais poder para contratar livremente. Juliana Guimarães conta à coluna que as demissões ocorridas na indústria impactaram nas receitas das entendidas, já que as entidades recebem percentual descontado da folha de pagamento, ocorrendo assim um efeito dominó desse processo.


Apesar disso, ela explica que o trabalho foi importante para a organização financeira das instituições.


SEGURO


MUDANÇA DE PERFIL


O mercado de seguros vem mantendo os resultados e mudado o seu perfil. No Ceará, algumas seguradoras informam fatos curiosos, como o aumento da comercialização de seguros de vida e a queda dos seguros de carro.


A explicação é a seguinte: as pessoas estão pensando mais em amparar as famílias e, no caso da venda na área de veículos, acredita-se que o segmento acompanhou a queda na venda de carros.


BIOMÁTIKA


RODADA DE NEGÓCIOS


A empresa cearense Biomátika está participando do Encontro Internacional de Negócios do Nordeste, que está sendo realizado no Rio Grande do Norte, junto com aproximadamente 150 companhias presentes nas rodadas de negócios. O evento levou para lá 70 importadores americanos, europeus, asiáticos e africanos interessados em produtos nacionais.


2018


MELHORAS NO TURISMO


O Sebrae investirá R$ 32 milhões em 49 projetos de um segmento que está sendo chamado de “turismo inteligente”. A proposta é de sensibilização dos pequenos negócios sobre as importâncias da inovação e do uso da tecnologia para atender as necessidades dos turistas. Os recursos devem ser destinados ao fomento de ideias que facilitem a interação dos turistas antes, durante e depois da viagem.


Se o dinheiro não for teu criado, ele será o teu mestre”

Francis Bacon (1561-1626), filósofo, político e ensaísta inglês

RÁDIO


O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5) a partir das 14 horas. Destaque para o quadro “Atacado e Varejo”, com o jornalista Eliomar de Lima.


FACEBOOK


Curta a nossa página: facebook/ opovocbn


TV


Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: tv.opovo.com.br/opovoeconomia.

 

TAGS