PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Instituto Locomotiva pretende criar aplicativo de moderação

2017-11-29 01:30:00

Diante do momento de desilusão social, onde a população se divide em caminhos que tendem ao radicalismo, surgem novas ideias de mediação, fiscalização e apresentação de propostas ao setor público.


Ontem, na Fiec, o presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles, apresentou seu projeto de criar um meio para minimizar o gap entre governantes e governados, dentro da ideia de criação de um estado mais eficiente.


Em entrevista à coluna, ele explicou que o conceito de “estado eficiente” utilizado é diferente de “estado mínimo”, mas seria uma proposta de solução para as demandas sociais. Na sua avaliação, os governantes precisam de canais para ouvir a população e para que haja uma fiscalização efetiva do que está sendo feito.


Esse caminho de mão do dupla está sendo criado agora, através de um aplicativo, que deve ser lançado em 2018. “Não é um ‘Reclame Aqui’”, ressalta ele. O projeto está em implantação e pretende se consolidar como um espaço de consulta popular.


Renato informa que pretende negociar com prefeituras para implantar um piloto do aplicativo. “Pretendemos juntar sociedade, poder público e terceiro setor para usar as tecnologias e realizar sondagens através dessas ferramentas de troca de informações”.


NOVOS MODELOS


INVESTIMENTOS SOCIAIS


O presidente do Conselho de Responsabilidade Social da CNI, Jorge Parente, está empenhado em trazer para o Ceará um novo modelo de empreendimento. A proposta é de implantação de novos modelos de negócios sociais, que dão estrutura financeira a projetos que podem ser implantados com sustentabilidade.


TRABALHO INTERMITENTE


CUSTO PARA APOSENTADORIA


A reforma trabalhista já apresenta pontos que precisam de ajuste. No que se refere ao trabalho intermitente com remuneração abaixo de um salário mínimo, contadores alertam para possíveis problemas, um deles relativo à aposentadoria.


O presidente do Sescap-Ceará, Daniel Coelho, explica que quem não receber um salário mínimo e, consequentemente, não realizar a sua contribuição proporcional ao INSS, terá que pagar uma guia com a diferença.


Ou seja, muita gente não vai realizar a contribuição necessária para receber um mínimo na aposentadoria. Daniel adverte que as empresas devem avisar aos seus funcionários que se enquadram nessa situação e ajudá-los a pagar a diferença.


CONTROLE DAS TRANSAÇÕES 1


MUDANÇAS NA ARRECADAÇÃO DO ISS


A Prefeitura de Fortaleza tem buscado melhorar a arrecadação do Imposto Sobre Serviços (ISS). O consultor contábil Marcos Sá explica que a parceria entre a Secretaria das Finanças de Fortaleza (Sefin) e a Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz-CE) deve facilitar a obtenção de dados concretos de transações mensais com cartões de crédito e débito dos contribuintes.


Na avaliação de Marcos Sá, consultor financeiro e especialista na área, a medida representa uma segurança governamental e amplia o controle da Prefeitura.


CONTROLE DAS TRANSAÇÕES 2


CRUZAMENTO DE DADOS E NOTIFICAÇÕES


A Sefaz vem realizando o cruzamento de dados de informações de cartão de crédito fornecidas pelas administradoras para a Receita Federal e conferindo com as emissões de nota. Com base nesses dados, contribuintes que não apresentem justificativas para as divergências detectadas entre 2015 e 2017 vêm sendo notificados.


Marcos Sá explica que, caso não haja justificativa, a possibilidade de autorregularização deve ocorrer em 10 dias para não ocorrerem penalidades pela omissão de informações.


FAMILLY OFFICE


MERCADO CORPORATIVO


O presidente do Ibef, Raul dos Santos Neto, apresentou ontem o conceito de “Familly Office”, durante evento realizado pelo Ibef, Corecon e Apimec.


Essa é uma questão que precisa se tratada pelas empresas. Segundo Raul, ainda existem alguns preconceitos em relação ao assunto e as empresas precisam de consultorias que vão além da gestão financeira, precisando incluir até a área psicológica.


O caráter é a soma de milhares de pequenos esforços para viver de acordo com o que de melhor há em nós”

Alfred Montapert (1906-1977), escritor francês

RÁDIO


O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5) a partir das 14 horas. Destaque para o quadro “Sobe e desce da Economia”, com o jornalista Nazareno Albuquerque.


FACEBOOK


Curta a nossa página: facebook/ opovocbn

 

TV


Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: tv.opovo.com.br/opovoeconomia.

 

TAGS