PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Geração de emprego comprova recuperação

2017-11-21 01:30:00
NULL
NULL

O saldo positivo de 2.918 vagas de emprego em outubro, resultado de 31.613 contratações e 28.695 demissões, constatadas no Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego, revela uma mudança significativa em relação aos últimos dois anos.


O número deve ser comemorado, principalmente por ter sido puxado pela indústria (1.530 empregos) e comércio (721), que nos últimos anos vinham sofrendo mais fortemente o impacto da crise.


Apesar disso, o analista do mercado de trabalho do Sine/IDT, Erle Mesquita, lembra que o resultado ficou bem abaixo do que tradicionalmente é gerado para o período, com os últimos quatro meses amenizando os efeitos da recessão.


A conclusão que se pode tirar é que a economia tenta retomar um ritmo de crescimento, através do estabelecimento de novas crenças de melhora, até porque ninguém aguenta mais o mergulho na crise.


BNB


FÓRUM DE CIDADES MÉDIAS G20%2b20


Marcos Holanda, presidente do Banco do Nordeste, comandará a primeira edição do Fórum de Cidades Médias G20%2b20, que será realizado nos próximos dias 23 e 24, na sede da instituição.


Gestores públicos e grandes empresários terão oportunidades, durante o evento, de realizar rodadas de negócios com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento dos 40 municípios de toda a área de atuação do Banco. As cidades foram selecionadas a partir de análise do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste - Etene. Do Ceará, constam nesta lista Juazeiro do Norte, Iguatu, Itapipoca, Crato e Sobral.


Detalhe: o BNB pretende impulsionar as aplicações da linha FNE Infraestrutura, que conta com um orçamento de R$ 13,15 bilhões.

[FOTO1]

TRANSPORTE COLETIVO


PESQUISA REVELA SATISFAÇÃO


O Sindiônibus realizou uma sondagem sobre o clima de trabalho nas empresas de transporte coletivo e constatou alto índice de satisfação. A Pesquisa de Clima e Valores Organizacionais 2017, elaborada por estatísticos do Sindiônibus e profissionais de recursos humanos, verificou um nível de confiança de 97%. Essa foi a primeira vez que o levantamento teve a participação de todas as 17 empresas de ônibus de Fortaleza e Região Metropolitana.


Pelos dados do Sindiônibus, 4.274 profissionais foram sorteados para responder as 38 questões relacionadas a condições de trabalho, desenvolvimento profissional, desenvolvimento organizacional, fatores psicossociais, liderança e sistema de transporte urbano. A sondagem é realizada a cada dois anos e possui regras de sigilo para a sua elaboração.


EXPOLOG


PARTICIPAÇÃO PORTUGUESA


Investidores portugueses vêm demonstrando interesse maior na área de infraestrutura do Ceará. O consultor de petróleo, Bruno Iughetti, informa que aproximadamente 15 empresas avaliam a possibilidade de negócios no Estado. Essas companhias devem participar da Feira Internacional de Logística (Expolog), que acontece amanhã e quinta-feira, no Centro de Eventos do Ceará.

 

HOTÉIS X AIRBNB

 

COBRANÇA DE ISS


É esperada para essa semana a sanção da lei municipal que estabelece a cobrança de ISS sobre as locações de imóveis mediadas pelas plataformas de hospedagem. Caso isso realmente aconteça, pode ser desenhado um novo embate entre hoteleiros e Airbnb, só que dessa vez transferido para a Justiça.


CRC


ELEIÇÃO PELA INTERNET


O Conselho Regional de Contabilidade (CRC) realiza hoje e amanhã eleição para a sua nova diretoria, que será realizada via internet. A atual presidente, Clara Germana Rocha, informa que não apresentou candidato à sucessão, mas que declarou apoio, na reta final, ao candidato Robinson de Castro. O candidato da oposição é o contador Francisco Coutinho.


O conhecimento era um bem privado, associado ao verbo saber. Agora, é um bem público ligado ao verbo fazer”

Peter Drucker (1909-2005), escritor, professor e consultor austríaco

RÁDIO


O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5) a partir das 14 horas. Destaque para o quadro “Sobe e desce da economia”, com o jornalista Nazareno Albuquerque


FACEBOOK


Curta a nossa página: facebook/ opovocbn


TV


Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: tv.opovo.com.br/opovoeconomia.

 

TAGS