PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Ceará participará do Corredor Franco do Atlântico

2017-11-04 01:30:00

O Ceará conseguiu mais uma semana de boas notícias do ponto de vista econômico.


Começou na segunda-feira com a oficialização do hub da Air France/KLM e Gol, e ontem conseguiu outra conquista importante: a ZPE Ceará assinou memorando de entendimento com a Zona Franca de Tenerife, na Espanha, para o desenvolvimento do Corredor Franco do Atlântico.


O presidente da ZPE Ceará, Mário Lima Júnior, que ainda está na Espanha, informa que o objetivo do acordo é desenvolver estratégias e programas para intercâmbios comerciais através das Zonas Francas, com os seus parques industriais e logísticos.


A aposta é na criação de novos estímulos aos investimentos estrangeiros e nacionais nos espaços que recebem incentivos. O memorando foi assinado durante a XXI Conferência das Zonas Francas das Américas, realizada em Tenerife, juntamente com outras ZPEs; ocasião também da entrega de premiação do jornal inglês Financial Times, em duas categorias: alto reconhecimento- Melhor Zona Franca das Américas e Melhor Zona Franca em Atualização da Infraestrutura.


Mais uma prova de que a grande política de desenvolvimento do Ceará passa pelo processo de parcerias externas.

 

SAS 1


BOA NOTÍCIA PARA O MERCADO


A ampliação da participação da General Atlantic (GA) no Sistema Ari de Sá (SAS) também revela como alguns fundos acompanham as oportunidades em empresas locais. Segundo fontes do mercado, o valor do investimento na aquisição de 6% de participação no SAS foi de R$ 90 milhões, com uma avaliação da empresa em R$ 1,5 bilhão.


SAS 2


AUMENTO DA EXPERTISE


O CEO do Sistema Ari de Sá, Ari de Sá Neto, em entrevista à coluna, não confirmou os números apresentados pelo mercado. Ele explica que houve crescimento da participação do fundo, mas que os números ainda não podem ser revelados.


A parceria com a GA, na avaliação do empresário, tem contribuído de várias maneiras. Uma delas seria o repasse de conhecimentos e tecnologias. “Com a parceria, a capacidade de atrair talentos fica maior e rende um relacionamento mundial para aplicar tecnologias de educação. A quantidade de expertise é tão importante quanto os recursos. É isso que promove o crescimento”, acrescenta.


SAS 3


80 NOVAS ESCOLAS EM 2018


O SAS tem registrado crescimento orgânico e também atraído novos clientes. Para 2018, o sistema já possui 80 novas escolas cadastradas. Paralelamente a isso, Ari Neto também ressalta que está de olho em novas aquisições.


Atualmente, o SAS está presente em 250 municípios espalhados pelo País e tem a meta de atingir 430 mil alunos. Hoje são 350 mil alunos registrados no SAS.

 

IBYTE E IONE


AMPLIAÇÃO COM DUAS MARCAS


A cearense Ibyte pretende manter sua estratégia de crescimento com duas marcas e também fechar 2018 com 34 lojas.


O diretor de marketing da companhia, Nelson Gurgel, explica que serão inauguradas em Brasília uma loja com a marca iOne e, em Natal e Timon (Maranhão), duas Ibytes. A companhia tem preferido pautar sua expansão através de políticas de investimento próprio, sem a criação de franquias.


BRASIL/ÁFRICA


AULAS SOBRE O PLANTIO DE MANDIOCA


O Instituto Brasil África, comandado pelo professor Bosco Monte, está realizando até o dia 17 deste mês curso sobre produção de mandioca para jovens africanos. As aulas estão sendo ministradas na Embrapa Mandioca e Fruticultura, e teve início na Bahia. Um total de 28 jovens de 14 países participam do treinamento.

 

DISCUSSÃO


QUAL O PAPEL E O TAMANHO DO ESTADO?


Diante da crise, foi aberta uma discussão sobre o papel e o tamanho do estado brasileiro. A Fundação Getúlio Vargas fará segunda-feira, em sua sede no Rio de Janeiro, um seminário sobre o assunto, com a participação do ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Dyogo Oliveira.


O Ceará estará presente no painel sobre os novos caminhos da gestão pública, representado pelo diretor do Ipece, Flávio Ataliba, que falará sobre a cota parte do ICMS para os municípios. Essa é uma regra que distribui 25% do que é destinado para cada cidade através do seu desempenho.


Não importa o quanto os políticos falem de solidariedade: jamais a tem com os contribuintes”

Thomas Sowell, economista norte-americano

RÁDIO


O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5), a partir das 14 horas, de segunda a sexta.


FACEBOOK


Curta a nossa página: facebook/ opovocbn.


TV


Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: tv.opovo.com.br/ opovoeconomia.

 

TAGS