PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

CDB e Ceará assinam contrato da refinaria em dezembro

2017-11-22 01:30:00

O Ceará deve assinar no próximo dia seis, no Rio de Janeiro, o acordo de financiamento da refinaria.


O secretário de Assuntos Internacionais do Estado, Antônio Balhmann, informa que o contrato será fechado na sede do China Development Bank (CDB) no Brasil, devendo um de seus vice-presidentes vir para a assinatura do documento.


A engenharia financeira do projeto contará com a participação do Governo do Estado, que pretende entrar como sócio no projeto com uma participação de 10%. “Isso mostra o compromisso do Ceará diante do banco chinês”, acrescenta.


O governador Camilo Santana (PT) já havia assinado Memorando de Entendimento (MOU) para viabilizar o empreendimento. Concluída essa etapa do financiamento, as atenções se voltarão para a conclusão do projeto e para os estudos ambientais.


O grupo empreendedor Qingdao Xinyutian Chemical Co., segundo Balhmann, tem pressa em realizar as obras, que fazem parte do acordo Brasil/China. O investimento é da ordem de US$ 4 bilhões, dividido em trens de 150 mil barris, e haveria ainda um terminal petroleiro para recepcionar navios.


MEHECO


INVESTIMENTOS CHINESES


Os chineses da Meheco Corporation também estiveram ontem visitando a ZPE. Estão finalizando os estudos para a implantação de duas empresas de saúde: uma no Eusébio e outra na área alfandegada, destinada à exportação.


COMÉRCIO


ATRASO NAS CONTAS


O comércio já sentiu uma melhora nas vendas, mas a taxa de inadimplência no Estado continua preocupante. O percentual, segundo a Pesquisa de Endividamento do Consumidor, realizada pela Federação do Comércio do Estado do Ceará (Fecomércio-CE), para este mês de novembro, é de 9%.


O tempo médio de atraso é de 62 dias e a principal justificativa para o não pagamento das dívidas é o desequilíbrio financeiro.


GRUPO BONELLI


NOVOS INVESTIMENTOS EM JERICOACOARA


O Grupo Bonelli Brasil, de origem italiana, também pretende expandir seus negócios no Ceará. Proprietários do hotel Beach Club, em Jericoacoara, e do restaurante Jardim do Alchymist, o projeto para 2018 é investir em mais um hotel.


O diretor financeiro do grupo, Júlio Alencar, afirma que pretende dobrar os investimentos já realizados no Estado (que já chegam a R$ 40 milhões). Os números do turismo de Jericoacoara alimentam essa motivação. Com os novos voos, a movimentação na localidade tem crescido numa proporção considerável.


CRESCIMENTO


JOVENS ADQUIREM MAIS CONSÓRCIO


O público jovem tem surpreendido o mercado de consórcio. Houve crescimento nas vendas em todo o País nos primeiros 10 meses de 2017 em relação a 2016, principalmente no segmento de 18 a 25 anos.


Ontem, no O POVO Economia da Rádio O POVO/CBN, a diretora do consórcio Luiza, Edna Honorato, informou que o aumento no Nordeste superou 100%. No caso do Ceará, o resultado foi ainda maior nessa categoria: 108%.


Na visão da executiva, o mercado reflete uma melhora na educação financeira dos jovens.


CALÇADOS


CEARÁ NA ZERO GRAU


A presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Nicolle Barbosa, participa da Zero Grau (feira da área de calçados realizada em Gramado). O Ceará é o segundo maior exportador de calçados do Brasil em valores, perdendo apenas para o Rio Grande do Sul, estado líder no ranking, e busca atrair novas empresas na área.

 

A riqueza tem suas vantagens; já a pobreza, embora tenha feito algumas tentativas nesse sentido, nunca provou ser vantajosa”

John Kenneth Galbraith (1908-2006), economista norte-americano

 

RÁDIO


O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5) a partir das 14 horas. Destaque para o quadro “Atacado e Varejo”, com o jornalista Eliomar de Lima.


FACEBOOK


Curta a nossa página: facebook/ opovocbn


TV


Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: tv.opovo.com.br/opovoeconomia.

 

TAGS