PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Planta de gás do Pecém terá comando coreano

2017-10-04 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

O governo do Estado colhe os frutos dos acertos realizados nas suas últimas missões internacionais na China e na Coreia do Sul. Além dos acordos para a refinaria, foram definidas as estratégias para o fornecimento de gás ao Complexo Industrial e Portuário do Pecém S.A (Cipp S.A.).


O Cipp precisará de gás para os setores industriais e para a geração de energia. A ideia do governo consiste em garantir esse abastecimento por meio de termelétricas a gás, refrigeradas com a água do mar.


Durante a viagem do presidente da Companhia de Gás do Ceará (Cegás), Hugo Figueirêdo, e do secretário de Assuntos Internacionais, Antônio Balhmann, à Coreia do Sul, no final de setembro, foram fechados acordos importantes.


O primeiro foi a definição de que de três a quatro empresas devem tomar a frente do projeto: a Korea Gas Corporation (Kogas) deve ficar com a operacionalização; a Cegás, com a distribuição; uma empresa coreana, cujo nome ainda não foi definido, construirá o empreendimento; e uma quarta fará a unidade de supplier (fornecedores de gás).


A expectativa é de que essa companhia construtora seja uma das maiores na área de gás da Coreia, ocupando a quarta posição no ranking do setor daquele país. Dependendo das negociações, essa companhia também ficará com a logística dos fornecedores.


EXIMBANK


GOVERNO NEGOCIA COM AGENTES FINANCEIROS


O investimento previsto na planta de regaseificação é de R$ 800 milhões, devendo até dezembro ser definido o local do empreendimento dentro do Pecém e a sua infraestrutura. O projeto deve produzir 6 milhões de metros cúbicos de gás por dia, podendo dobrar essa produção.


A perspectiva é de que até o início de dezembro haja a apresentação do projeto ao Export-Import Bank (Eximbank), da Coreia do Sul, e a um banco europeu ainda não definido. O Estado já iniciou os contatos com esses agentes financeiros, durante reuniões realizadas em São Paulo.


PARTICIPAÇÃO


GOVERNO FORMA GRUPO DE TRABALHO


O presidente da Cegás, Hugo Figueiredo, explica que foi criado um grupo de trabalho, formado por Cegás, Seinfra, Cipp e Kolgas, para gerir as discussões dos aspectos técnicos, financeiros e de composição acionária.


A participação do Estado ainda será definida, podendo ter parceria da Adece ou do Cipp, com participação menor do Estado no investimento. O papel da Cegás estará na relação com a demanda e também como agente alavancador dos projetos das termelétricas, que são consumidoras de gás natural.


ESTRUTURA


GÁS NATURAL PARA O INTERIOR


Pelo que o governo do Estado desenha, o gás assumirá um papel mais relevante na matriz energética do Ceará, garantindo estabilidade no fornecimento de energia. A proposta pretende tornar o fornecimento mais acessível tanto no aspecto do fornecimento quanto no de preço.


“Em horários de pico, o gás natural pode ser mais barato que energia hidráulica”, acrescenta Figueiredo. O presidente da Cegás afirma que a demanda pelo produto cresceu e que uma das propostas da empresa com a regaseificação é levar o GNL, de trem ou caminhão, para o Interior, em caminhões e trens especializados.


MATRIZ ENERGÉTICA 1


TERMELÉTRICAS NO PECÉM


A escolha de parceiros coreanos para o projeto, segundo Antônio Balhmann, ocorreu em função da convivência desses investidores com as realidades brasileira e cearense. “Os coreanos já perderam o medo do Brasil”, explica.


Com a planta de regaseificação, haverá um reforço na atuação das termelétricas do Pecém. Além da Pecém I e II, instaladas na região, haverá pelo menos mais duas implantadas na área. Um desses projetos ficará dentro da ZPE e outro fora, para garantir o fornecimento de energia.


MATRIZ ENERGÉTICA 2


DISPUTA EM LEILÃO


Um desses projetos de termelétrica do Pecém deve participar do leilão de energia do Governo Federal previsto para o final deste ano, e tem parceiros norte-americanos e europeus.


COMERCIALIZAÇÃO


COMPLEXO PRAIA CANOÉ


A área de loteamentos percebe um retorno do mercado. O Complexo Praia Canoé, por exemplo, vendeu mais da metade dos lotes dos dois primeiros residenciais. O primeiro residencial (168 lotes) será entregue em julho de 2018.


O consumo é a única finalidade e o único propósito de toda produção”

Adam Smith (1723- 1790), filósofo e economista escocês

RÁDIO


O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5), a partir das 14 horas. Destaque para o “Sobe e desce da economia”, com o jornalista Nazareno Albuquerque.


FACEBOOK


Curta a nossa página: facebook/opovocbn.


TV


Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: tv.opovo.com.br/opovoeconomia.

 

TAGS