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Incentivo aos pequenos irriga economia

2017-10-06 01:30:00

A melhor forma de irrigar o crescimento de uma economia é incentivando os pequenos negócios. A prova disso está na geração de emprego do setor, que demitiu menos que os demais na crise e é responsável por 60% da oferta de trabalho.


As grandes âncoras empresariais são relevantes para gerar riquezas, mas a descentralização do poder e dos rendimentos ocorre através dos pequenos, que geram empregos nos bairros e facilitam o primeiro emprego.


Diante disso, o Dia da Micro e Pequena Empresa e os 45 anos do Sebrae foram comemorados ontem com uma programação especial na sede da entidade em Fortaleza. O diretor-técnico do Sebrae-CE, Alci Porto, lembrou essa jornada e o importante salto dado através da figura do microempreendedor individual (MEI), que formalizou meio milhão de micronegócios.


Atualmente, as pequenas empresas movimentam 27% da economia nacional. No mundo inteiro esse segmento conta com políticas públicas devido à sua relevância, e no Brasil não pode ser negligenciada.


Apesar disso, os desafios ainda são grandes, e um dos principais é o crédito. Por essa razão há um movimento forte no Congresso Nacional para a criação das Empresas Simples de Crédito (ESC), permitindo ao cidadão emprestar dinheiro próprio para os pequenos, sem os juros aviltantes dos agiotas, o que ampliaria a oferta de recursos para o mercado e geraria mais concorrência.


CRÉDITO


PEQUENO INVESTIDOR OU AGIOTAGEM?


A ideia do ESC é vista por seus opositores como a legalização da agiotagem, mas quem defende a proposta diz que os juros brasileiros já legalizaram a prática aviltante de crédito. A questão é: como assegurar que essas taxas serão realmente mais baixas, se nesses indicadores sempre entram o componente “risco”?


CEARÁPORTOS 1


MANUTENÇÃO DE NOME ATÉ DEZEMBRO


Apesar da mudança na legislação da Companhia de Integração Portuária do Ceará (Cearáportos), que passou a ser Complexo Industrial e Portuário do Pecém S.A (Cipp S.A.), o nome “Cearáportos” será mantido até o final deste ano.


A companhia pretende agora focar nos entendimentos com o Porto de Roterdã e nos bons resultados de seus balanços. Ontem, a empresa apresentou a movimentação do terceiro trimestre, que registrou crescimento de 38% em relação ao mesmo período do ano anterior. Setembro foi o mês com aumento mais significativo: 16% comparado a agosto.


CEARÁPORTOS 2


FRUTAS COM CRESCIMENTO DE 2.900%


O crescimento da exportação de frutas contribuiu bastante para o bom desempenho do Porto do Pecém. De julho a setembro, houve uma alta de 2.900%, encabeçada pela exportação de melão. A fruta é a mais vendida no mercado internacional (37.524 toneladas), seguida da manga (20.431 toneladas) e da melancia (9.040 t). A Cearáportos movimentou 74.797 toneladas de fruta de janeiro a setembro deste ano.


Com a transferência de áreas irrigadas do Ceará para o Rio Grande do Norte, atualmente 65,9% dessas exportações são de produtos plantados no Rio Grande do Norte, 11,7% saem da Bahia e 11,2% de Pernambuco (11,2%). Apenas 10,9% são produzidos no Ceará.


SINE/IDT


FECHAMENTO DE AGÊNCIA


Funcionários do Sine-IDT lamentam o fechamento da agência de Caucaia, quatro meses após sua reinauguração. As atividades daquele posto foram transferidas para o Vapt Vupt do Antônio Bezerra, em Fortaleza.


Na próxima quarta-feira, haverá cerimônia na Assembleia Legislativa para comemorar os 40 anos do Sine mas, na prática, percebe-se um retrocesso, com a interrupção de pesquisas e fechamento de agências.


MARKETING DIGITAL


NOVOS ANUNCIANTES


Evento de marketing digital deve reunir novos anunciantes. Esse é o objetivo do seminário que será realizado de 26 a 29 de outubro, no hotel Oásis Atlântico, destinado a empreendedores digitais, agências e gestores de produtos online.


A proposta da agência catarinense Simplix, especializada em tráfego de campanhas de anúncios digitais e parceira nacional da Digital Marketer, é apresentar estratégias que reduzam os custos e aumentem os resultados em campanhas de anúncios pela internet.


PARCERIA


SERVNAC/DOM CABRAL


O Grupo Servnac fechou parceria com a Fundação Dom Cabral. A proposta é de melhoria na área de gestão estratégica e no desenvolver de sistema de métricas para alinhar o desempenho da operação.


Dinheiro é como adubo: só serve quando espalhado”

Oscar Wilde (1854-1900), escritor e dramaturgo inglês

 

RÁDIO


O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5), a partir das 14 horas. Destaque para o “Sobe e desce da Economia”, com o jornalista Nazareno Albuquerque.


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