PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Chineses querem refinaria em 17 meses

2017-10-03 01:30:00
NULL
NULL

Os chineses do grupo empreendedor Qingdao Xinyutian Chemical Co.,que assinou memorando com o Ceará para a implantação de refinaria no Estado, pretendem realizar o projeto em tempo recorde.


Pelo calendário dos chineses, seria possível transformar o sonho cearense, que se arrasta desde os anos 1970, em realidade em apenas 17 meses. Essa data começaria a contar a partir do momento da aprovação do projeto técnico do empreendimento pelo Banco de Desenvolvimento da China (CDB), prevista para novembro deste ano.

[FOTO1]

O secretário de Assuntos Internacionais do Estado, Antônio Balhmann, retornou este fim de semana de missão à China e Coreia do Sul, animado com os resultados das negociações.


Ele conta que a parte empresarial do projeto está pronta. Balhmann esteve com o presidente do grupo Qingdao, Wu Ruzhou, e com engenheiros responsáveis também pela implantação da maior refinaria da China, acertando os últimos detalhes. O projeto fechado com a Qingdao inclui ainda um polo petroquímico.


A planta de refino representaria um investimento de US$ 4 bilhões, dividido em trens de 150 mil barris e haveria ainda um terminal petroleiro para recepcionar os navios que abastecerão a planta. Com isso, o investimento saltaria para US$ 7,5 bilhões.


DEFINIÇÕES 1


ESTADO PARTICIPARÁ DO PROJETO


Balhmann conta que a Qingdao já foi registrada no Pecém e o Estado se comprometeu em participar do empreendimento. O valor a ser desembolsado pelo Ceará não foi fechado, mas o Estado entrará com o terreno e as infraestruturas internas necessárias. “Para o CDB, o peso institucional do governo era importante”, ressalta o secretário.


Na avaliação de Balhmann, a meta de construção da refinaria em 17 meses, estipulada pelos chineses, é bastante arrojada, até pela distância de onde virão os materiais para a implantação do empreendimento. Apesar disso, ele explica que o grupo tem experiência e já construiu projetos em 19 meses.


DEFINIÇÕES 2


PARCEIRO BRASILEIRO


A empresa brasileira BRCP (que representa no Brasil a CNPC, considerada a maior petroleira do planeta) também participará do projeto da refinaria. A companhia fará a seleção dos fornecedores de óleo e petróleo leve, que virão do Irã. Os sócios da BRCP, Ye Ming e Adriano Figueiredo, também estiveram nas últimas reuniões realizadas para o fechamento dos acordos.


FUNDOS IMOBILIÁRIOS


RENDIMENTOS DE 19,13%


O economista e consultor José Maria Porto, no quadro O POVO Investe (Rádio O POVO/CBN) de ontem, fez um uma avaliação do impacto da queda da taxa Selic nos investimentos no mês de setembro.


Pelo levantamento do economista, a redução dos juros tem reforçado o comportamento do investidor que busca alternativas de aplicação do seu dinheiro fora da renda fixa (poupança e CDB). Com isso, outras modalidades de investimento passaram a ser encaradas com mais entusiasmo.


Os fundos de investimento imobiliário se tornaram uma grande alternativa dentro desse contexto. Ele explica que o índice Ifix (que mede a variação desses ativos) rendeu 19,13% no ano e 6,57% no mês.


Esses fundos aplicam seus recursos em negócios como prédios residenciais, edifícios comerciais, shopping centers e hospitais. Dentro dessa modalidade de aplicação financeira, os rendimentos ocorrem com base na exploração de locação, arrendamento ou venda, proporcionando uma rentabilidade maior.


Ou seja: isso mostra a aposta na recuperação da construção civil e os ganhos que começam a aparecer novamente para seus aplicadores.


FORTALEZENSES


COMPROMETIMENTO DE 27% DA RENDA


O fortalezense tem comprometido 27% da sua renda com dívidas, segundo estudos da Fecomércio. A situação é mais grave e representa a dificuldade de realizar os pagamentos.


O assessor econômico da Fecomércio, Guilherme Dietze, explica que esse é um dos resultados do aumento do desemprego, mas que há uma visível mudança de ciclo, gerando boas perspectivas para os próximos meses.

 

SEBRAE


SEMANA DE CRÉDITO


O Sebrae iniciou ontem a Semana Nacional de Crédito. Trata-se de uma iniciativa que faz parte das comemorações do Dia da Micro e Pequena Empresa (5 de outubro) e do aniversário da instituição (9 de outubro), com serviços de consultoria voltados à orientação sobre financiamentos, gestão financeira, e renegociação de dívidas. As atividades podem ser presenciais ou on-line, via Portal Sebrae.


OI


IOT WORLD CONGRESS


A Oi participa do IoT World Congress, em Barcelona, na Espanha. O evento apresenta lançamentos da indústria de Internet das Coisas e tem, entre os seus pilares, a área de negócios. A companhia vem apostando nesse mercado e acredita no crescimento rápido deste segmento.


Se a meta principal de um capitão fosse preservar seu barco, ele o conservaria no porto para sempre”

São Tomás de Aquino (1225-1274), teólogo católico

 

RÁDIO


O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5), a partir das 14 horas. Destaque para o “Atacado e Varejo”, com o jornalista Eliomar de Lima.

 

FACEBOOK

 

Curta a nossa página: facebook/opovocbn.


TV


Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: tv.opovo.com.br/opovoeconomia.

 

TAGS