PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Ceará mantém agenda de parceria com grandes negócios

2017-10-05 00:00:00
NULL
NULL
[FOTO1]

O governo listou 10 ativos para concessão, mas o que tem andado mais rápido é o processo de atração de investimentos internacionais.


O secretário do Desenvolvimento Econômico, César Ribeiro, informa que os indicadores de educação e de transparência, e os compromissos honrados com os investidores têm ajudado na hora de negociar.


Outro fator tem pesado nas escolhas dos investidores: o nome de alguns parceiros. As negociações com o Porto de Roterdã chamaram atenção, como também os resultados da CSP. Esses fatores ajudaram na escolha tanto da Fraport quanto da Air France/KLM e da Gol pelo Ceará, segundo César Ribeiro, dando maior velocidade aos negócios na área de logística.


Com todos esses projetos, o Estado tem reforçado sua posição de indutor de investimento, mas não conseguiu seguir a agenda de ampliação do caixa através da redução de ativos. Pelo contrário, deve assumir um papel maior de parceiro em grandes negócios para formatar um novo ciclo de geração de emprego.


Ou seja: anda na contramão da agenda liberal defendida por grandes grupos no País.


2017 (1)


CONCESSÕES PARA ESTE ANO


O processo de concessão dos ativos do governo parece apresentar complexidade maior. Os trabalhos estão sendo encaminhados pela Secretaria do Planejamento e há expectativa de que algum resultado apareça ainda este ano.


2017 (2)


PROPOSTAS DA PMI DA DESSALINIZAÇÃO


O secretário do Planejamento, Francisco Maia Júnior, informa que deve receber as propostas do edital de chamamento Público de Manifestação Interesse (PMI) para a implantação de planta de dessalinização na Região Metropolitana de Fortaleza no próximo dia 9.


Também é aguardada a liberação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) para o lançamento dos editais da PMI da Linha Sul do metrô e do VLT, para depois encaminhar a proposta do Centro de Eventos.


CADÊ O FINANCIAMENTO?


LINHA LESTE DO METROFOR


Quanto à linha Leste do metrô, o gargalo ainda está na liberação de financiamento pelo BNDES. Infelizmente, um projeto de tamanha importância para Fortaleza ainda está amarrado pela falta de recursos e continua com maquinário enferrujando sem uso.


REFIS


MELHOR PARA PEQUENAS EMPRESAS


As pequenas e microempresas devem realmente entrar no novo Refis. O destaque assinado pelo deputado Danilo Forte (PSB) foi acatado pelo relator da Medida Provisória do novo Refis, deputado Newton Cardoso Jr. (PMDB-MG). O texto segue para o Senado, onde precisa ser aprovado até o dia 11 de outubro para não perder a validade.


Vale lembrar que hoje são comemorados o Dia Nacional da Microempresa e os 45 anos do Sebrae, durante evento que tem início às 8h30min, na sede da entidade.


ENERGIA


MUDANÇA DE MATRIZ


O Nordeste vem mudando a sua matriz de energia. Com a seca dos últimos seis anos, a geração hidráulica da região tem ficado em torno de 30% do que deveria ser. Conforme o Operador Nacional do Sistema (ONS), quem tem salvado o fornecimento de energia é a geração eólica, que produziu de cinco a seis vezes mais do que a hidráulica.


SEMINÁRIO


MARA LUQUET EM FORTALEZA


A jornalista Mara Luquet confirmou sua participação no lançamento do Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (Sendi), que será realizado pelo Grupo Enel. O seminário ocorrerá de 20 a 23 de novembro de 2018, mas os seus preparativos já foram iniciados: no próximo dia 19 deste mês, às 9 horas, no auditório da Enel Distribuição, acontecerá o lançamento oficial, com a presença do presidente da Abradee, Nelson Fonseca Leite, e palestra da jornalista.


TREINAMENTO


GESTÃO PARA O TERCEIRO SETOR


As entidades do terceiro setor devem manter programas de melhora de resultados, buscar a formação de indicadores e se tornar mais transparentes. Esse conselho é dado pela professora e contadora Socorro Cândido, que organiza o Seminário Conexão do Terceiro Setor, que será realizado em dezembro, e o workshop de lançamento do evento, que ocorrerá amanhã, no Condomínio Espiritual Uirapuru, a partir das 8 horas.


A gente tem que sonhar, senão as coisas não acontecem”

Oscar Niemeyer (1907-2012), arquiteto brasileiro

RÁDIO


O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5), a partir das 14 horas. Destaque para o “Atacado e Varejo”, com o jornalista Eliomar de Lima.


FACEBOOK


Curta a nossa página: facebook/opovocbn.

 

TV


Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: tv.opovo.com.br/opovoeconomia.

 

TAGS