PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Refinaria: governo tenta destravar com chineses

2017-09-16 01:30:00

O Governo do Ceará, mais uma vez, aposta em parceiros externos para implantar projetos importantes para o estado.


Depois de toda a frustração com a Petrobras, que desistiu da Refinaria Premium II, a viabilização do empreendimento passou a ser tratada com investidores chineses da petroleira Guandong Zhenrong Energy.


A expectativa agora é de fechamento da engenharia financeira do empreendimento nesta viagem do governador à China. Caso esse processo seja aprovado agora, o projeto pode passar ainda este ano para fase de implantação, com a solicitação de suas licenças.


Parte da cúpula do governo de Camilo Santana viajou ontem na expectativa de assinatura dos memorandos que garantirão o financiamento do projeto.


A torcida é para que seu início ocorra até o ano que vêm e, desta vez, sem o lançamento de pedras fundamentais.


ATRASOS 1


TORCIDA POR TEMER


A negociação com os chineses já sofreu pelo menos dois anos de atraso com o impeachment da presidente Dilma Rousseff.


O pior que poderia acontecer ao projeto neste momento seria a saída do presidente Michel Temer. Por essa razão, a esperança de parte da equipe de Camilo é que Temer se mantenha até as novas eleições em 2018 e não atrapalhe as negociações.


ATRASOS 2


TRADIÇÃO DOLOROSA


O Ceará tem mantido uma tradição dolorosa em relação a obras importantes. Todos os grandes investimentos demoraram décadas para a sua viabilização. O Castanhão e a Companhia Siderúrgica do Pecém podem ser citados como exemplo.


Neste último caso (Pecém), vale lembrar que o projeto, antes da sua execução, passou por várias tentativas frustradas, inclusive com a Petrobras, que também desistiu de contratos assinados sobre o fornecimento do gás.


O fato é que essas obras só foram viabilizadas através da insistência de vários governantes que não desistiram de manter esses projetos na pauta. A refinaria pode ser um caso semelhante.


TORONTO


MISSÃO EMPRESARIAL


A direção do Grupo Servnac participa de missão em Toronto, no Canadá, organizada pela empresa Next Level Startups. A agenda de trabalhos inclui a visita de quatro empresas por dia, incluindo contatos com o polo de TI canadense e com o Centro de Desenvolvimento da Jonhson & Jonhson.

 

ESTRUTURA


EMISSÃO DE CARTEIRA DE TRABALHO


A superintendência Regional do Trabalho do Ceará está reestruturando sua rede de atendimento para a emissão de carteiras e habilitação do seguro desemprego. Esses são os dois serviços mais procurados no Estado.


O superintendente do órgão, Fábio Zech, informa que está havendo a ampliação da rede de atendimento para atender a demanda.


IMÓVEIS 1


REDUÇÃO DE UNIDADES NO ESTOQUE


Os números da Lopes Immobilis registrados até agosto mostram algumas razões para o otimismo de alguns representantes da área imobiliária: o estoque geral de imóveis na Região Metropolitana de Fortaleza caiu 3,5% em agosto, e 8,9% em 2017.


Esse resultado, segundo a Lopes, revela que foram vendidas 1.726 unidades ou R$ 1,3 bilhão em Valor Geral de Venda (VGV).


IMÓVEIS 2


AMPLIAÇÃO DOS LANÇAMENTOS


O otimismo do setor também é verificado na ampliação dos lançamentos. Em 2016 foram cinco e, em 2017, já são sete, comprovando uma trajetória de recuperação.


EDUCAÇÃO


MODELO DE PRIVATIZAÇÃO


Os professores da Universidade Federal do Ceará (UFC) discutirão hoje o modelo de privatização da educação no Brasil. A professora Madalena Guasco, que é membro permanente do Fórum Nacional da Educação (FNE), abordará o assunto durante palestra, às 10 horas, na sede da Adufc.


O milagre brasileiro é ter avançado tanto, apesar da origem vira-lata do país e dos escandalosos descompassos do presente”

Cláudio de Moura Castro, economista

RÁDIO


O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5), a partir das 14 horas, de segunda a sexta.


TV


Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: tv.opovo.com.br/ opovoeconomia.

 

TAGS