PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Quem sai ganhando com a criação do CIPP?

2017-09-22 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

A Cearáportos ganhou ontem mais poderes. A aprovação, pela Assembleia Legislativa, da mudança da razão social da empresa para Complexo Industrial e Portuário do Pecém S.A (CIPP S.A) representa uma estratégia de centralização dos trabalhos de atração de investimentos no Pecém em apenas um agente, na tentativa de aproveitar o que é mais estratégico.


Com isso, fica mais clara a postura do governo. Até pouco tempo, Adece, SDE e a Secretaria de Assuntos Internacionais batiam cabeça para saber quem ficava com a missão de atrair investimentos.


Ainda há muita sobreposição de funções, mas a SDE, nesse momento, sai fortalecida, assumindo a responsabilidade pelo CIPP, que deixa a Secretaria de Infraestutura.


ESTATAIS 1


MOVIMENTO POLÍTICO


Danilo Serpa, agora presidente do CIPP, também ganhou um peso maior dentro do governo: ficou com a responsabilidade sobre a Companhia Administradora da Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE-CE), que passa a ser subsidiária do CIPP.


O argumento das mudanças está na criação de facilidades para o acordo com o Porto de Roterdã, mas há um movimento político dentro do governo que fica mais visível: o de definição de papeis dentro de uma centralização maior de poder.


ESTATAIS 2


EMPRESAS LUCRATIVAS


A Cearáportos e a ZPE são consideradas, dentro do governo, duas cerejas do bolo estatal cearense, não só pelo seu potencial para atração de investimento, mas também de lucro. As duas companhias vêm realizando balanços positivos, gerando receita para o governo. No caso da ZPE, o seu primeiro resultado financeiro positivo ocorreu em 2014, com lucro de R$ 4,4 milhões.


Falta agora investir também na transparência dos dados, com apresentação dos resultados das demonstrações financeiras das duas empresas de forma sistemática, para que toda a sociedade possa acompanhar esse desempenho. Hoje, os balanços mais regulares são sobre a movimentação de cargas e exportações.


ODE À IGNORÂNCIA


CORTES NAS VERBAS PARA PESQUISA


No momento em que mais se fala da necessidade de inovação e de melhora na produção de tecnologias, o governo brasileiro corta recursos para as universidades. A situação descrita pelo presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), professor Ildeu de Castro, é lamentável.


Ontem, em entrevista ao O POVO Economia, ele relatou que há uma tentativa de negociação com o Ministério da Educação para garantir recursos para os programas de pesquisa até o final de 2017; mas, para 2018, a previsão é de um corte de 40% sobre um orçamento já deprimido. “Não existem adjetivos para descrever a situação”, ressalta.


A falta de recursos pode representar a paralisação de vários trabalhos e a suspensão de bolsas de alunos de mestrado e doutorado, inclusive dos que estão no exterior. O professor Ildeu de Castro esteve ontem na Adufc discutindo o assunto com os professores da Universidade Federal do Ceará.


ESTRATÉGIA


REGIÃO METROPOLITANA


A Região Metropolitana de Fortaleza precisa de ações estratégicas realizadas de forma conjunta. Atualmente, os municípios tratam dos seus problemas com ações isoladas, muitas vezes concorrendo entre si, o que gera um custo alto e resultados baixos para a população. Uma das saídas seria um trabalho conjunto, com programas de transporte, segurança e transporte de forma partilhada.


A expectativa é de que trabalhos dessa natureza comecem a surgir. O presidente da Câmara, Salmito Filho, vem se articulando para isso, e o governador Camilo Santana parece sensível a esse tipo de trabalho.


TERMINAL DE GÁS


ACORDO NA COREIA


O presidente da Companhia de Gás do Ceará (Cegás), Hugo Figueirêdo, viaja hoje para a Coreia do Sul, onde terá uma de série de reuniões com dirigentes da Korea Gas Corporation (Kogas). Os encontros pretendem definir os protocolos para a implantação de um terminal de regaseificação de Gás Natural Liquefeito (GNL) no Porto do Pecém. Um memorando sobre o assunto foi assinado no ano passado, prevendo a possibilidade do terminal importar GNL.


MEDALHA


BOTICÁRIO FERREIRA


O jornalista Eliomar de Lima recebe no próximo dia 29, na Câmara Municipal de Fortaleza, a medalha Boticário Ferreira. Merecida homenagem a quem tem 34 anos de profissão, dos quais 32 na cobertura do Aeroporto Pinto Martins e ainda comemora 10 anos como blogueiro.


O melhor dos bens é o que não se possui”

Machado de Assis (1839-1908), escritor brasileiro

 

RÁDIO


O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5), a partir das 14 horas. Destaque para o quadro “Sobe e desce da economia”, com o jornalista Nazareno Albuquerque.


FACEBOOK


Curta a nossa página: facebook/opovocbn.


TV


Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: tv.opovo.com.br/opovoeconomia.

 

TAGS