PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Governo Temer: não precisamos de furações

2017-09-02 01:30:00

O governo do presidente Michel Temer completou um ano com marcos desastrosos. O Produto Interno Bruto (PIB), calculado pelo IBGE, recuou 1,4% em quatro trimestres em relação aos números de 2016; a inflação foi mantida baixa em função de um quadro recessivo; e os juros somente agora começam a mostrar sinais de queda real.


A retração na economia poderia ter sido maior, caso o setor agrícola não apresentasse um crescimento de 6,2%. A boa notícia diante da situação é que as eleições de 2018 já não estão tão distantes.


Os indicadores pararam de mostrar declínio, parecendo o mercado anestesiado, esperando apenas o saldo das reformas e do que se efetiva em venda das estatais. Mesmo diante deste cenário, foi renovada a esperança de retomada de crescimento da economia, principalmente em função de o País apresentar uma massa de trabalhadores gigantesca.


O PIB do segundo trimestre ficou melhor do que as estimativas do mercado. Foi mantida a estabilidade do indicador, com um número positivo de 0,2% em relação ao trimestre anterior, com uma melhora no consumo das famílias.


Alguns analistas afirmam que a aposta agora é de entrada de um novo ciclo, com uma recuperação paulatina de setores que amargaram grandes perdas; mas este crescimento será ainda lento para recuperar todas as perdas provocadas pelos furacões políticos.


REFIS


PERDÃO E PARCELAMENTO DE DÍVIDAS


Municípios da Região Metropolitana estão tentando resolver problemas de débitos fiscais. A Prefeitura de Fortaleza encaminhou proposta de Refis, com descontos de 100% nos juros e nas multas para os contribuintes com dívidas de ISS, ITBI e IPTU.


A ideia está sendo seguida por Aquiraz, que sancionou lei que permite o parcelamento especial dos débitos fiscais. A proposta é de facilitar para o contribuinte e melhorar a arrecadação.


O consultor empresarial Marcos Sá explica que esse é bom momento para acertar as contas, mas que é necessária atenção ao fluxo de caixa para que os parcelamentos não pesem nas contas das empresas.


FORTALEZA LIQUIDA


CRESCIMENTO DAS VENDAS


O presidente da CDL Fortaleza, Severino Neto, aposta em um crescimento de 4% nas vendas até 10 de setembro com a promoção Fortaleza Liquida. Em entrevista ao O POVO Economia, ele explicou que, durante todo o ano, o comércio comemorou resultados como o aumento das vendas em 1% e agora tem a possibilidade de uma melhora expressiva.


PARA CICLISTAS


REDUÇÃO DA INSEGURANÇA


O Instituto Atlântico desenvolveu tecnologia visando a diminuir os riscos para ciclistas nas ciclovias. Foi criado o aplicativo Safe 2 Go, concebido no evento Tomorrow Lab, realizado na semana passada. A solução tenta mostrar o que ocorre nas ciclovias para reduzir a insegurança.


CDL JOVEM


MISSÃO NA ALEMANHA


Grupo formado por 27 empresários vinculados à CDL Jovem Fortaleza viaja amanhã para a Alemanha, onde fará visitas técnicas a Fraport, Faber Castell, Porsche e Mercedes Benz, Basf, rede supermercadista Aldi e ao mosteiro de Kloster Eberbach.


O diretor de relações da entidade, Rodrigo Pereira, explica que os objetivos da missão são fomentar a troca de experiências e cultivar parcerias para futuros negócios.


JUCEC


APLICATIVO PARA CONSULTAS


A Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec) lançará na próxima terça-feira o Jucec Mobile. Trata-se de um aplicativo com notícias, serviços de consulta de processo, notificação de mudança de status do processo e tabela de preços da autarquia. A tecnologia faz parte do trabalho de desburocratização.


FENACOCO


TECNOLOGIAS PARA O COCO


Os produtores de coco preparam uma feira nacional a fim de mostrar novas tecnologias para o setor. A Fenacoco (Feira Nacional do Coco 2017) ocorrerá a partir do dia oito de novembro, no hotel Marina Park. A ideia é mostrar as possibilidades do mercado mundial e melhorias para a atividade.


A teoria sempre acaba, mais cedo ou mais tarde, assassinada pela experiência”

Albert Einstein (1879-1955), físico alemão

RÁDIO


O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5), a partir das 14 horas, de segunda a sexta.


TV


Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: tv.opovo.com.br/opovoeconomia.

 

TAGS