PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Europeus de olho em negócios sustentáveis no CE

2017-09-21 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

Empresas europeias querem uma atuação mais forte no Brasil em áreas de energias renováveis e resíduos sólidos. A estratégia consiste na realização de parcerias com pequenas e médias companhias nacionais através de joint ventures, representações comerciais ou até mesmo com a compra de ativos.


O Ceará, com todo o seu potencial nos segmentos de energias renováveis, está no radar desses interesses e sediará rodadas de negócios para a apresentação de oportunidades durante o oitavo encontro da Low Carbon Business Action in Brazil. Esse programa foi criado pela União Europeia, que incentiva propostas de redução das emissões de carbono.


O porta-voz do Low Carbon, Gustavo Arnizaut, explica que 51 pequenas e médias empresas foram listadas para discutir essas oportunidades. Destas, 32 são brasileiras e 19 europeias, com atuação na área de energia renovável.


A programação do evento começa no dia 3 de outubro, no hotel Gran Marquise, e incluirá visitas à feira All About Energy. Depois, haverá uma segunda etapa do encontro, em São Paulo, onde poderão ser definidos, dentre outras coisas, até mesmo um virtual apoio financeiro da União Europeia.


INTERNACIONALIZAÇÃO 1


INCENTIVOS FINANCEIROS


Em entrevista à coluna, Gustavo Arnizaut informou que a primeira fase desses trabalhos pretende reunir as empresas. Em seguida, haverá uma curadoria técnica e de análise do potencial para a realização de negócios.


Dentro desse processo será feito um estudo da demanda e das melhores ofertas, com posteriores visitas técnicas e fechamento de Acordos de Cooperação e Parceria (CPA, em inglês). Os melhores CPAs poderão receber de 30 mil a 75 mil euros de incentivo para a realização dos negócios.


Arnizaut lembra que há uma diferença do padrão de pequenas e médias empresas no Brasil e na Europa, sendo o perfil europeu muito mais robusto financeiramente. Apesar disso, na sua avaliação, o que realmente pesa é a política de incentivo à internacionalização dos pequenos negócios, o que na Europa realmente acontece.


INTERNACIONALIZAÇÃO 2


PARTICIPAÇÃO DOS PAÍSES


Das 19 companhias estrangeiras que participarão do Low Carbon, o destaque são os espanhóis, que inscreveram três empresas, sendo seguidos por italianos, alemães, portugueses, húngaros e finlandeses. Cada um desses países trará duas companhias.


GESTÃO FISCAL


RANKING DE COMPETITIVIDADE


O secretário do Planejamento, Maia Júnior, comemora os resultados do Ceará em gestão fiscal. O Estado ficou em primeiro lugar no ranking de competitividade composto por 10 pilares e, no seleto grupo nacional, formado por oito estados que conseguiram melhorar seu desempenho.


Entre esses 10 pilares, a única nota que não foi muito positiva foi a da área de segurança.


COMÉRCIO


DESTRAVE DE NEGÓCIOS


O presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e diretor do Pinheiro Supermercado, Honório Pinheiro, diz que a palavra de ordem agora é “avançar”.


Na sua avaliação, o fato de o Brasil não ter tido este ano queda do PIB, mantendo um número positivo de 0,2% da economia de abril a junho deste ano, indica o fim da recessão.


Dentro desse cenário, a CNDL lançou o Programa Avança Varejo, com oferta de crédito que deve alcançar a cifra de R$ 1 bilhão em 2017. A proposta é de destrave dos negócios, servindo o programa de exemplo para o sistema bancário.


SENAC


MELHORA DA COMUNICAÇÃO


O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE) está com inscrições abertas para o curso “A Arte de Falar em Público”, destinado aos profissionais que quiserem melhorar sua comunicação. As aulas serão realizadas no Senac Centro, a partir do próximo dia 26.


TV


O POVO ECONOMIA


O POVO Economia recebe a secretária de Meio Ambiente e Urbanismo da prefeitura de Fortaleza, Águeda Muniz; a gerente comercial da Terra Brasilis, Ivana Moraes; e o gerente comercial da construtora Magis, Eleno Damasceno. O programa será exibido hoje, às 23 horas, na TV O POVO (UHF/aberta – 48; Multiplay – 23; NET – 24)


O difícil, fazemos agora. O impossível leva um pouco mais de tempo”

David Ben-Gurion (1886-1973), ex-primeiro ministro de Israel

RÁDIO


O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5), a partir das 14 horas. Destaque para o quadro “Atacado e Varejo”, com o jornalista Eliomar de Lima.


FACEBOOK


Curta a nossa página: facebook/ opovocbn.


TV


Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: tv.opovo.com.br/opovoeconomia.

 

TAGS