PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Economia cearense: saída da crise?

2017-09-19 01:30:00
NULL
NULL

A economia cearense demorou mais para entrar na crise; mergulhou nela e agora apresenta sinais de recuperação acima da média nacional. Embora não haja perspectiva de nenhum resultado extraordinário, o cenário parece menos desafiador para o próximo trimestre.


O economista Cláudio André Gondim Nogueira, diretor de Estudos de Gestão Pública do Ipece, apresentou ontem, ao O POVO Economia, análises destacadas no documento número quatro do Farol da Economia Cearense.


Esse trabalho normalmente serve de bússola para os secretários que fazem parte do Conselho de Gestão por Resultados e Gestão Fiscal do Estado, e aponta para onde caminha a economia local.

[FOTO1]

Embora com dados oscilantes em áreas como a de serviços e com a manutenção de laços fortes com o quadro nacional, alguns cenários destoam do restante do País. Os pontos positivos passam pela ampliação das exportações e pelo controle das contas públicas, que ajudam na melhora dos resultados gerais do Estado.


Diante do que se desenha, as expectativas positivas podem ser atrapalhadas apenas por índices como os de endividamento da população e de descontrole dos gastos do setor público nacional, mesmo tendo o Ceará, na parte fiscal, uma situação bem diferente do restante do País.


SUSTENTAÇÃO


RETOMADA DOS INVESTIMENTOS


O crescimento sustentável da economia cearense, na avaliação de Cláudio Nogueira, passa pela ampliação dos investimentos públicos e privados.


Esse é realmente um grande desafio, já que o investimento público é o menor em 10 anos e as empresas estão mais cautelosas.


SECRETÁRIOS


AGENDAS PARALELAS


O Ceará faz uma verdadeira corrida por investimentos na China, com várias agendas paralelas de secretários. Quase todos os olhares permanecem voltados para o Pecém, com exceção apenas do projeto da companhia Meheco, que pretende instalar centro de saúde no Eusébio.


J. MACÊDO


FAROL DA MOAGEM


O novo farol do Mucuripe com 71,10 metros de altura já chama a atenção. O projeto foi construído pelo grupo J. Macêdo, que ampliou o parque de moagem e precisou de um farol mais alto para atender as embarcações.


Vale salientar que o Grupo J. Macêdo foi considerado a maior empresa de moagem de trigo, segundo a revista Forbes Brasil. O grupo tem capital aberto, mas não negocia ações em bolsa.


ENTRE OS MAIORES


GRUPO AÇO CEARENSE


O Grupo Aço Cearense, prestes a completar 38 anos de atuação, também está entre os maiores do Brasil pelo ranking do Valor Econômico e na 24ª posição na região Nordeste.


DESBUROCRATIZAÇÃO


CUMPRIMENTO DAS REGRAS


O projeto de desburocratização da Prefeitura de Fortaleza não representa um afrouxamento das fiscalizações. A secretária do Meio Ambiente do Município, Águeda Muniz, afirma que o processo foi facilitado, mas há uma agência com órgãos interligados para conferir o cumprimento das normas.


E fica o alerta: quem não cumprir o que está na documentação estará sujeito a punições e multas.


FORTALEZA


MELHORA DA ARRECADAÇÃO


A Prefeitura de Fortaleza aposta nos processos de regulamentação e de atração de empresas para melhorar a sua receita. Mais de R$ 2 bilhões podem entrar nos cofres do município com a regulamentação de companhias que estavam impedidas de se formalizarem em função da legislação.


PACAJÚS


SHOPPING VIRAMAR


Pacajús deve ganhar em 2018 o shopping Viramar. A construtora Paráclito Engenharia está finalizando o empreendimento e aposta na demanda das cidades da Região Metropolitana.


O mérito supremo consiste em quebrar a resistência do inimigo sem lutar”

Sun Tzu (544 a.C. - 496 a.C.), general e estrategista chinês

RÁDIO


O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5), a partir das 14 horas. Destaque para o quadro “Sobe e desce da economia”, com o jornalista Nazareno Albuquerque.


TV


Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: tv.opovo.com.br/opovoeconomia.

 

TAGS