PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Coema aprova exploração de calcário em Tabuleiro

2017-09-15 01:30:00

A área de mineração continua se expandindo no Ceará.


Ontem, foi aprovado, no Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema), o projeto de extração de calcário da empresa Carbopar Carbomil Participações Mineração e Administração S.A.


Pelas informações da Semace, a empresa pretende produzir magnesita e outros derivados na zona rural de Tabuleiro do Norte, no Vale do Jaguaribe. O projeto ocupará 20 dos 421 hectares da área total da empresa e representa investimento inicial de R$ 1,7 milhão para a sua implantação.


A empresa projeta o início da operação para 2019, com uma produção anual estimada de 3.240 toneladas de minério bruto. Pelo Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), aprovado pelo Coema, 23 comunidades receberão influência do projeto, e 15 planos de controle e de monitoramento ambiental serão executados pela empresa para minimizar os impactos ambientais.


COMÉRCIO


PESO TRIBUTÁRIO


Como se estimula empresas aumentando impostos? Essa é uma indagação do presidente da Federação das CDLs, Freitas Cordeiro, que comanda a partir de hoje convenção do setor em Beberibe. Em entrevista ao O POVO Economia, o empresário indagou vários problemas na condução da economia, os quais acabaram desaguando no quadro recessivo atual.


Embora o empresário ressalte os acertos da administração pública no Ceará, ele destaca que a ampliação da recessão também ocorreu em função do peso tributário num momento em que as empresas passam por dificuldades.


PEQUENOS NEGÓCIOS


EMPRESAS QUEREM MANTER FUNCIONÁRIOS


Curioso o resultado do levantamento feito pelo Sebrae sobre a contratação de funcionários. Diferente de grandes corporações que discutem a redução de seus quadros, a Sondagem Conjuntural dos Pequenos Negócios revela que 85% das empresas desse setor não querem demitir os funcionários nos próximos 12 meses.


Detalhe: 25% afirmam que contratarão novos empregados e 60% não devem alterar a quantidade de funcionários.


DIA DO CLIENTE


REFORÇO NO CALENDÁRIO


O Dia do Cliente parece que vai realmente entrar no calendário da área de comércio e serviços. A data, comemorada hoje, ganhou ações de várias empresas – entre elas, o Shopping Benfica, que fará dois dias com serviços de saúde, atendimento de beleza e distribuição de mimos. A Fortbrasil também celebra a data, com uma média de aproximadamente 65 mil atendimentos/mês.


LIVRO E FÓRUM


NOVOS MERCADOS


O empresário Eduardo Gomes de Matos lançará o livro “Gênio sem Lâmpada”, no próximo dia 19, às 19 horas, na Livraria Cultura, com dicas de sucesso no mundo corporativo.


No próximo dia 21, ele também abrirá a quarta edição do Fórum Novo Mercado, Novos Métodos. O tema será “Evolução dos Negócios: o que os grandes executivos fazem de diferente hoje”. O evento ocorrerá das 8 às 13h, no Gran Mareiro Hotel, na Praia do Futuro.


RISCOS


EMPRESAS AINDA PRECISAM DE ESTRATÉGIA


Com a crise, as empresas estão cuidando mais do que é considerado risco. Apesar disso, a consultoria Deloitte finalizou estudo sobre o assunto e concluiu que apenas 51% das companhias consultadas no levantamento se consideram “organizadas estrategicamente” para entender os riscos e as oportunidades do momento. Ou seja: esse segmento ainda tem muito o que melhorar.


IJCPM


PRÊMIO DE SUSTENTABILIDADE


O Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM) está entre os primeiros colocados do prêmio nacional Newton Rique de Sustentabilidade, concedido pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). Foi apresentado trabalho realizado junto às comunidades do entorno dos empreendimentos, que oferece programas educacionais para jovens.


O presidente do grupo, João Carlos Paes Mendonça, comemorou o resultado e disse que fica feliz tanto com o prêmio quanto com estimular outras empresas a realizarem também ações sociais.


O lucro de um é prejuízo de outro”

Michel de Montaigne (1533-1592), filósofo e escritor francês

 

RÁDIO


O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5), a partir das 14 horas. Destaque para o quadro “Atacado e Varejo”, com o jornalista Eliomar de Lima.


TV


Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: tv.opovo.com.br/opovoeconomia.

 

TAGS