PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Ceará reforça expectativa de destravar refinaria

2017-09-23 01:30:00

A comitiva cearense que esteve na China esta semana tentou aproveitar todas as oportunidades de contato para futuros negócios.


O governador Camilo Santana, antes de embarcar para retornar ao Ceará, se reuniu com a diretoria da companhia Qingdao Xinyutian Chemical para discutir o projeto de implantação da Refinaria do Ceará, no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP).


Segundo o governador, foi uma longa reunião técnica sobre os próximos passos para viabilizar o empreendimento; parte da equipe do governo ficou em Quingdao para continuar com os encaminhamentos futuros do projeto.


Vale ressaltar que ocorreram avanços com a negociação do Banco de Desenvolvimento da China (CDB) para financiar a refinaria, cujo memorando para sua viabilização foi assinado em novembro do ano passado. A expectativa do empreendimento é de gerar aproximadamente 10 mil empregos na fase de construção e 8 mil postos permanentes entre diretos e indiretos.


Será que agora vai?


VISITA


CONTATOS COM A KING LONG


Quinta-feira passada, o presidente da ZPE Ceará, Mário Lima Júnior, e os diretores executivos da estatal, Andréa Freitas (Técnica) e Roberto de Castro (Comercial) também visitaram a fábrica chinesa de veículos King Long, localizada em Xiamen. A unidade produz camionetas e também veículos para passageiros. O contato foi inicial a fim de conhecer a fábrica, mas sempre há uma esperança de trazer esse tipo de negócio para o Ceará.


DESSALINIZAÇÃO


GARANTIA HÍDRICA


Os custos da água do Rio São Francisco e da dessalinização devem ser equivalentes. A expectativa é de que o metro cúbico fique em torno de R$ 2, segundo o deputado Carlos Matos (PSDB), que presidente a Comissão de Desenvolvimento Regional da Assembleia.


Mesmo o preço sendo mais alto do que os R$ 0,60 inicialmente ventilados, na sua avaliação, neste momento, todos os investimentos são válidos. O deputado ressalta que tanto o projeto do São Francisco quanto a decisão do governo em investir em dessalinização representam garantia hídrica para as próximas gerações, sendo isso mais importante isso do que o valor financeiro aplicado.


CONTABILISTAS


COMEMORAÇÃO COM TRABALHO


O Conselho Regional de Contabilidade montou uma programação intensa para comemorar o Dia do Contabilista, incluindo eventos e cursos. Na segunda-feira, o foco estará na discussão sobre o terceiro setor, com palestras a partir das 8 horas da manhã no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça.


PERSUASÃO


MENU CORPORATIVO


O cientista político e filósofo Heni Ozi Cukier, mestre pela American University em Peace of Conflict e professor de Relações Internacionais pela ESPM/SP, estará em Fortaleza em novembro. Heni dará curso sobre a arte da persuasão durante o projeto Menu Corporativo, realizado através de parceria entre o hotel Gran Marquise, o Grupo de Comunicação O POVO e a VC Eventos.


IMPEACHMENT


OVO DA SERPENTE


“O ovo da serpente era transparente e vinha sendo chocado à luz do dia”. Essa é a conclusão do ex-ministro da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral, sobre o impeachment da presidente Dilma Rousseff.


Ele está lançando pela Fundação Perseu Abramo a segunda edição, revista e atualizada, do livro “A Serpente sem Casca”, que conta um pouco da história brasileira recente, que culminou na retirada da ex-presidente do poder e na cisão do país. O livro ganhou também novos artigos analisando esse momento da política nacional.


CONSTRUÇÃO


EXPECTATIVA MENOR NO PAÍS


A semana termina com notícias positivas para o Ceará, como a retomada da geração de empregos em áreas que vinham sofrendo com retrações severas nos últimos meses (por exemplo, serviços e construção civil).


Apesar disso, o relatório de inflação divulgado pelo Banco Central gerou certa apreensão sobre a atividade de construção civil no País, e o Ceará não é uma ilha, mesmo com todo o esforço de reação do setor.


Pelos números do BC, houve queda da atividade de construção. Os dados da autoridade monetária mostram uma redução de 2,1% em apenas três meses, ampliando a projeção de retração do setor para 5,2%.


A dúvida é o princípio da sabedoria”

Aristóteles (384 a.C- 322 a.C), filósofo grego

RÁDIO


O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5), a partir das 14 horas, de segunda a sexta.


FACEBOOK


Curta a nossa página: facebook/ opovocbn.


TV


Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: tv.opovo.com.br/opovoeconomia.

 

TAGS