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Ceará garante três hubs

2017-09-26 01:30:00
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O Ceará parece que começou a destravar projetos que acumulavam frustrações...


Com a viagem à China, o governo saiu otimista com a possibilidade de implantar uma refinaria e, ontem, veio a confirmação de Fortaleza para a instalação do hub da Air France-KLM e Gol.


Detalhe: os primeiros voos diretos para Paris já sairão em março de 2018, o que exigiria a aceleração dos investimentos no Aeroporto Pinto Martins, projetados pela Fraport em R$ 2 bilhões.


Esse é um momento no qual o Ceará pode desenvolver um cenário econômico muito melhor, com um salto relevante na geração e na qualidade de empregos. A decisão estratégica de realização de acordos externos certamente foi a melhor saída durante o momento de crise, quando o Governo Federal não apresenta nenhum interesse em contribuir com a economia local.

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O Ceará parece próximo, assim (se nada der errado...), de implantar três hubs importantes: o da Air France; o de Roterdã, no Porto do Pecém; e o de cabos de fibra ótica, com a Angola Cables. Três grandes projetos, todos com parcerias internacionais, que permitirão um contato maior do Estado com o resto do mundo, aproveitando a sua localização geográfica. Com isso, também é afastada a imagem do passado, na qual o Ceará saía com o pires na mão em busca de recursos da União.


Ainda há muita dependência dos recursos do Governo Federal; porém, pelo menos começa surgir um amadurecimento não só do ponto de vista fiscal, mas também de outros canais de investimento.


VANTAGENS


NEGOCIAÇÃO NOS BASTIDORES


A vantagem desses três hubs negociados para o Ceará é que os seus efeitos serão mais rápidos, diferente de sonhos cultivados desde os anos 1970, como o da refinaria, que atravessa décadas.


O governador Camilo Santana, em entrevista ao O POVO Economia, externou sua alegria e os resultados que podem surgir, a partir desses projetos, em geração de emprego e estrutura. Camilo contou que as negociações já vinham acontecendo. “Em julho, fui a Paris para encontrar o presidente da Air France”, explica, acrescentando a tentativa de sigilo para evitar vazamentos sobre a tentativa de acordo.


O governador também ressalta que um dos fatores decisivos para o acordo foi o nome da Fraport no mercado e as promessas de investimento para o Aeroporto Pinto Martins.


CEARÁ 2050


NOVA POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO

 

O secretário do Planejamento, Maia Júnior, pretende lançar no próximo dia dois de outubro o programa Ceará 2050, que tratará da nova política de desenvolvimento do Estado. A atual estaria defasada, diante das transformações tecnológicas e das necessidades da população. O projeto deve passar pela reformulação dos setores público e privado e também dos tipos de parcerias que podem ser feitas.


Entre os questionamentos que podem ser sugeridos, está o do modelo das PPPs, se elas atendem, ou não, as necessidades de implantação de novos negócios.


PROPOSTA


LEILÕES PARA VENDA DE ÁGUA

 

O deputado Carlos Matos (PSDB) tem uma proposta de modelo de negócios para a oferta de água. Na sua avaliação, seria mais interessante utilizar água dessalinizada, mas sem a intervenção direta do governo, para a viabilização de empresas.


Um modelo interessante, visto em Israel, seria a criação de incentivos para as empresas através de garantias para a compra da água, seguindo a estratégia de criação de leilões, como ocorre no caso da venda de energia alternativa.


TÁXI


DE OLHO NOS PREÇOS


O aplicativo 99, depois de comprar uma briga com os taxistas por cobrar taxas com as quais eles não concordavam, agora resolveu desafiar os clientes. Está cobrando tarifas mais caras pelos mesmos percursos e depois oferece o desconto para deixar o preço no valor da bandeirada local. Era só o que faltava...


UBER


QUEDA DA QUALIDADE


A questão do transporte em Fortaleza representa um problema sério. Os ônibus não atendem a demanda em quantidade e qualidade, apesar da frota ter sido renovada e do ar-condicionado, e os meios alternativos ainda têm muito a melhorar.


No caso do Uber, por exemplo, os usuários vêm percebendo o aumento da oferta de veículos, mas também uma queda na qualidade dos carros e dos serviços. Muitos veículos estão fora do padrão inicial e não oferecem mais balinhas e água.


METROFOR


SOLUÇÃO PARA OBRA DA LINHA LESTE

 

Uma das soluções para as questões de transporte seria o Metrofor, mas o projeto da linha Leste ainda está travado, pela falta de liberação de financiamento do BNDES. O presidente do Metrofor, Eduardo Hotz, explica que o governador está diretamente envolvido nas tratativas para resolver o problema e a expectativa é de uma solução para o início das obras.


A política contenta-se com as boas intenções. A economia não abre mão de boas decisões”

Robert Solow, economista norte-americano

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O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5), a partir das 14 horas. Destaque para o “Sobe e desce da economia”, como jornalista Nazareno Albuquerque.


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